quarta-feira, 31 de julho de 2013

Retiro: Chácara Barros

Nos dias 20 e 21 de julho de 2013 toda a congregação da Assembleia de Deus 306, entre familiares e amigos convidados, participamos do nosso "tradicional" retiro na Chácara Barros. 
Um grupo de jovens e irmãos, acompanhados dos Pastores Joaquim e Edvaldo se anteciparam, e se dirigiram até lá ainda na sexta-feira à noite (19/07). A maior parte dos irmãos, porém, preferiu sair no sábado de manhã (06:00), em ônibus fretado; muitos ainda optaram em ir de carro próprio, visto que a chácara está localizada a menos de 10 km do Recanto das Emas.
Foram dias de muita alegria, confraternização, reflexão e adoração ao nosso Deus. No sábado à tarde (15:00 às 17:00) tivemos palestra com o Pastor e Psicólogo André, o qual abordou temas ligados à juventude e família. Ainda de acordo com André: "a chácara é um lugar muito agradável para se refletir acerca daquilo que estamos fazendo com a vida que Deus nos concedeu como expressão de Sua graça e amor para conosco. Toda a beleza deste lugar, o verde que nos cerca, a vida... [...] É um bom momento para rever conceitos e aprender mais de Deus".
De fato, a chácara tem uma beleza natural esplendorosa. Cercada por montes, cheia de nascentes que formam córregos, lagos, correm pelas piscinas; os pássaros, peixes, saguis, espaço para acampar, trilhas, quadra, campo, entre outros.
O retiro foi encerrado domingo à tarde (16:00), restando em cada um de nós um gostinho de quero mais. Afinal, conforme nos ensinou o Palestrante André: "apagamos de nossas memórias as coisas que nos fazem sofrer amarguras e provocam doenças, e registramos para recordar aquilo que nos faz feliz". Como nossas memórias não conseguem "arquivar" tantos bons momentos vividos nestes dias, registramos boa parte deles em fotografias e vídeos, como apresentamos abaixo.
                                                             

sexta-feira, 12 de julho de 2013

EBD recomenda: Ensinando para transformar vidas

Professores, Superintendentes, estudantes da educação cristã e demais interessados.
É instigante como uma leitura nos remete a outras, mesmo porque nosso "discurso" e também o discurso do autor estão carregados de ideias que vamos agregando às nossas mentes ao longo dos anos; o discurso da família, da igreja, de um professor que admiramos, de um escritor de livro, entre outros. Nosso dizer é sempre um já dito. A exceção é nosso Mestre por Excelência, Jesus, o qual ensinava com autoridade, como Aquele que é o "Verbo de Deus entre os homens".
Eles foram para Cafarnaum e, assim que chegou o sábado, Jesus entrou na sinagoga e começou a ensinar. Todos ficavam maravilhados com o seu ensino, porque lhes ensinava como alguém que tem autoridade e não como os mestres da lei. (Marcos 1.21,22)
Pois bem, todo esse discurso, de como um texto nos remete a outros, serve para aguçar nossa atividade leitora, como "garimpeiros" de bons livros. Nessa atividade um amigo me sugeriu o livro Ensino Participativo na Escola Dominical (CPAD), de autoria do Pr. Marcos Tuler. Lendo o Pr. Marcos Tuler, percebi que eram muitas as referências ao escritor Howard Hendricks. Curioso, descobri que o material citado advém do livro Ensinando Para Transformar Vidas.
Abaixo, segue a sinopse do livro:
O que é que os mais eficientes comunicadores do evangelho têm em comum? Quase que invariavelmente aplicam com maestria sete princípios desenvolvidos aqui pelo autor.
Ensinando Para Transformar Vidas traz valiosas lições e fascinantes experiências adquiridas por Howard Hendricks ao longo de mais de trinta anos de atividade pedagógica, preparando pregadores e mestres no famoso Dallas Theological Seminary. Com seu estilo moderno, de fácil assimilação, este livro é leitura imprescindível para o cristão que deseja não apenas dar estudos, mas efetuar transformações na vida dos filhos, dos amigos e de todos aqueles a quem ensina.
Como já referido anteriormente, repito: "nosso dizer é sempre um já dito". Howard Hendriks faz diversas referências a outro autor; trata-se de John Milton Gregory, e o livro: As Sete Leis do Ensino (The Seven Laws of Teaching), escrito em 1886. Inclusive a estrutura do livro de Hendricks segue este princípio, pois está organizado em sete leis para melhor ensinar. Cito parte da lei número dois - A Lei do Ensino:
"Para ser um professor eficiente, não basta dominarmos o conteúdo a ser ministrado; precisamos conhecer também aqueles a quem ensinamos. Nosso interesse principal não deve ser só passar-lhes princípios; mas influenciá-los. Por conseguinte, a maneira como os alunos aprendem deve determinar a forma como ensinamos. É a lei do ensino."
Ainda não li As Sete Leis do Ensino, mas confesso que fiquei muito interessado; ainda mais agora, quando descobri que a CPAD publicou o livro.
Então é isso, recomendando um livro acabamos por recomendar três, e porque não dizer "trezentos".
Caso tenha interesse, o livro Ensinando Para Transformar Vidas está à disposição para empréstimo na biblioteca da Assembleia de Deus 306.
Boa leitura!









Título: Ensinando para transformar vidas
Autor: Howard Hendricks
Editora Betânia
Tamanho: 10,5x18 cm
Acabamento: brochura
Páginas: 144
Preço: R$14,28 (Editora Betânia), R$22,90 (Mercado Livre).

sábado, 6 de julho de 2013

Gincana: "organizando a biblioteca"

REGULAMENTO
Gincana: “Organizando a biblioteca”
Classe Shalom
1. PARTICIPANTES
1.1. Estão habilitados a participar da gincana somente os alunos regularmente matriculados na Classe Shalom, pertencente à Escola Bíblica Dominical da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, situada na quadra 306, conjunto 12, lotes 03 e 04, Recanto das Emas, DF.
2. PREMIAÇÃO
2.1. 1º lugar: um cd do cantor Thalles Roberto - título: “Sejam cheios do Espírito Santo” - (gravadora: Graça Music), ou outro CD de escolha do ganhador.
2.2. 2º lugar: uma caixa de chocolates “especialidades”, da marca Nestlé (400 gramas);
2.3. 3º lugar: uma caixa de chocolates “bis”, da marca Lacta (20 unidades, 140 gramas).
3. CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO E PREMIAÇÃO
3.1. Os participantes serão submetidos à avaliação de conhecimentos bíblicos, conforme “item 4.3”.
3.2. Estará automaticamente desclassificado o aluno que tiver frequência, na classe Shalom, inferior a 75% no período estipulado no “item 5.1”.
3.2. Será considerado primeiro colocado o aluno que responder corretamente e no menor tempo o questionário proposto. Em caso de empate, classifica-se o candidato com melhor frequência na classe durante o período da gincana; persistindo o empate, classifica-se o candidato de maior idade, ficando o mais novo em segundo lugar;
3.3. Será considerado segundo colocado o aluno que responder corretamente e no segundo melhor tempo o questionário proposto (respeitados os critérios de desempate nas situações hipotéticas acima descritas). Em caso de empate, classifica-se o candidato com melhor frequência na classe durante o período da gincana; persistindo o empate, classifica-se o candidato de maior idade, ficando o mais novo em terceiro lugar;
3.4. Será considerado terceiro colocado o aluno que responder corretamente e no terceiro melhor tempo o questionário proposto (respeitados os critérios de desempate nas situações hipotéticas acima descritas). Em caso de empate, classifica-se o candidato com melhor frequência na classe durante o período da gincana; persistindo o empate, classifica-se o candidato de maior idade.
4. AVALIAÇÃO
4.1. O questionário (tabela a ser preenchida conforme modelo abaixo relacionado) será aplicado dia 18 de agosto de 2013, às 09h e 10min (antes da aula).
4.2. Os alunos que chegarem após o horário estipulado no “item 4.1” poderão responder o questionário, já sabedores do ônus pelo tempo decorrido, observados os critérios que regulamentam a gincana.
4.3. A avaliação consiste no aprendizado da distribuição e organização dos 66 livros que compõem a Bíblia Sagrada (protestante), desde Gênesis até Apocalipse.
4.4. Serão disponibilizados 15 (quinze) minutos para a resolução do questionário. 4.4.1. Levando-se em conta o tempo de resposta como critério de classificação, serão assinalados à caneta, em números ordinais, os questionários resolvidos, conforme a ordem de devolução.
4.5. Os nomes dos livros que compõem a Bíblia poderão ser escritos por extenso ou abreviados (exemplo: Gênesis ou Gn). É importante que os nomes sejam escritos de forma legível, pois em caso de imprecisões e rasuras as respostas serão consideradas incorretas, levando o candidato à desclassificação.
4.6. Os questionários (tabelas) serão avaliados por um dos professores da classe Shalom e dois representantes da direção da EBD, devendo ser corrigidos até o final do horário de aula.
5. PRAZO DA GINCANA
5.1. O período de vigência para esta gincana vai da lição nº 01 (07 de julho de 2013) até a lição nº 07 (18 de agosto de 2013).
5.2. Em caso de alteração na agenda regular da Escola Bíblica Dominical, ocasionando a interrupção ou suspensão das aulas na data programada para a realização desta avaliação, fica estipulado o primeiro domingo subsequente como data substitutiva e propícia à aplicação do exame.
6. ENTREGA DOS PRÊMIOS
6.1. Os prêmios serão entregues dia 18 de agosto de 2013, no encerramento da Escola Bíblica Dominical, obedecendo aos critérios de classificação e o regulamento da gincana.
6.2. O resultado da gincana com os nomes dos ganhadores será divulgado no site da Escola Bíblica Dominical (www.ebd306.blogspot.com) em até 30 (trinta) dias após o encerramento da gincana.
7. DISPOSIÇÕES FINAIS
7.1. Esta gincana é exclusivamente recreativa e cultural, sem qualquer modalidade de sorte ou pagamento pelos participantes.
7.2. A responsabilidade pela entrega dos prêmios ofertados nesta gincana é de inteira responsabilidade de seus idealizadores: Joabe Matos e Jailson Silva, professores da classe Shalom.
7.3. No item 2.1 entenda-se “outro CD de valor semelhante ou aproximado”.
Abaixo segue o regulamento em PDF, caso deseje baixar o arquivo.

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Aniversariantes de Julho

"Quem tem os meus mandamentos e lhes obedece, esse é o que me ama. Aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me revelarei a ele". (João 14:21)