segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Dia dos professores

O apóstolo Paulo, em sua Epístola aos Romanos, descreve uma variedade de dons espirituais e o devido uso destes. Quando trata do dom de ensinar, o texto é bem enfático: "...Se é ensinar, haja dedicação ao ensino." ou, "...O que ensina esmere-se no fazê-lo" (Rm 12.7b).
Ensinar aparece entre tantos outros dons, e não é o mais nem o menos importante. Os dons tem um objetivo comum: a unidade da igreja. "Ora, assim como o corpo é uma unidade, embora tenha muitos membros, e todos os membros, mesmo sendo muitos, formam um só corpo, assim também com respeito a Cristo. Pois em um só corpo todos nós fomos batizados em um único Espírito: quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um único Espírito" (1 Co 12.12 e 13).
Quando se fala em ensinar temos em mente a pessoa do aluno; ele é a peça chave do processo, é o alvo de nossas orações, nosso planejamento, nosso aprofundamento didático e constante atualização; o estudante da Palavra de Deus é o motivo da existência da EBD. 
Mais adiante, no capítulo 13 de 1 aos Coríntios, o apóstolo nos ensina que "sem amor, nenhum dos dons tem validade". Ensinar a Palavra de Deus é um exercício de amor. É preciso preocupação com a pessoa total do aluno, pois ele não está ali na classe como mero receptor de conteúdo; o aluno é uma pessoa, e como tal, tem uma visão de mundo particular: suas habilidades, suas dificuldades, a família, a rua onde mora, os objetivos ministeriais, entre tantos outros pontos que fazem dele um ser único no mundo.
Nós, professores, não somos meros palestrantes, repetidores do conteúdo da revista. Se é pra ir à EBD para ouvir alguém ler o texto da revista, melhor que o aluno leia em casa. É preciso que haja verdadeira ligação entre professor e aluno. O estudante da Palavra precisa sentir que o professor se importa não somente com a apreensão de conteúdo, mas também com a edificação do "corpo espiritual de cristo" que é a igreja.  
Nosso Mestre maior, Jesus, antes de falar qualquer palavra, ensinava pelo exemplo. Há um provérbio popular que diz o seguinte: "palavras podem até convencer, mas o exemplo arrasta". 
Vamos aprender através da pedagogia de Jesus. Ele é o nosso maior exemplo de professor que se importa, que se envolve, que ama.

A Escola Bíblica Dominical entregou aos professores uma singela, mas preciosa lembrança nesta data tão especial. São as fotografias das classes com seus respectivos professores. 
O presente nos faz lembrar que temos uma grande responsabilidade em nossas mãos. São "pedras preciosas nas mãos de Deus" que estão sendo lapidadas pela Palavra da verdade.
Que grande tarefa os professores tem!
Parabéns, professores!
Antônio Welton, Cleudes, Edvaldo, Helena, Jailson, Janeclair, Joabe Matos, Joaquim, Keyla Borges, Lia, Liamar, Luciene, Luis Carlos, Marcione Santana, Wemily Dib, Wendy.










sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Dia das Crianças

A Escola Bíblica Dominical parabeniza a todas as crianças nesta data super especial!
Parabéns às crianças das classes: Cordeirinhos de Cristo e Guerreiros de Cristo. Vocês são a garantia de que a obra de Deus continuará até que Jesus, que é o Senhor da ceifa, retorne. Continuem aprendendo a Palavra de Deus e guardando o ensino de Jesus no coração, pois dessa forma é que vocês darão frutos maravilhosos para a glória de Deus.



segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Memorizar livros da Bíblia

Paz e Graça seja com todos!
Estamos disponibilizando alguns esquemas para lhe ajudar no manuseio e conhecimento dos livros que compõem nossa Bíblia.


Bons Estudos!