Professores, Superintendentes, estudantes da educação cristã e demais interessados.
É instigante como uma leitura nos remete a outras, mesmo porque nosso "discurso" e também o discurso do autor estão carregados de ideias que vamos agregando às nossas mentes ao longo dos anos; o discurso da família, da igreja, de um professor que admiramos, de um escritor de livro, entre outros. Nosso dizer é sempre um já dito. A exceção é nosso Mestre por Excelência, Jesus, o qual ensinava com autoridade, como Aquele que é o "Verbo de Deus entre os homens".
Eles foram para Cafarnaum e, assim que chegou o sábado, Jesus entrou na sinagoga e começou a ensinar. Todos ficavam maravilhados com o seu ensino, porque lhes ensinava como alguém que tem autoridade e não como os mestres da lei. (Marcos 1.21,22)
Pois bem, todo esse discurso, de como um texto nos remete a outros, serve para aguçar nossa atividade leitora, como "garimpeiros" de bons livros. Nessa atividade um amigo me sugeriu o livro Ensino Participativo na Escola Dominical (CPAD), de autoria do Pr. Marcos Tuler. Lendo o Pr. Marcos Tuler, percebi que eram muitas as referências ao escritor Howard Hendricks. Curioso, descobri que o material citado advém do livro Ensinando Para Transformar Vidas.
Abaixo, segue a sinopse do livro:
O que é que os mais eficientes comunicadores do evangelho têm em comum? Quase que invariavelmente aplicam com maestria sete princípios desenvolvidos aqui pelo autor.
Ensinando Para Transformar Vidas traz valiosas lições e fascinantes experiências adquiridas por Howard Hendricks ao longo de mais de trinta anos de atividade pedagógica, preparando pregadores e mestres no famoso Dallas Theological Seminary. Com seu estilo moderno, de fácil assimilação, este livro é leitura imprescindível para o cristão que deseja não apenas dar estudos, mas efetuar transformações na vida dos filhos, dos amigos e de todos aqueles a quem ensina.
Como já referido anteriormente, repito: "nosso dizer é sempre um já dito". Howard Hendriks faz diversas referências a outro autor; trata-se de John Milton Gregory, e o livro: As Sete Leis do Ensino (The Seven Laws of Teaching), escrito em 1886. Inclusive a estrutura do livro de Hendricks segue este princípio, pois está organizado em sete leis para melhor ensinar. Cito parte da lei número dois - A Lei do Ensino:
"Para ser um professor eficiente, não basta dominarmos o conteúdo a ser ministrado; precisamos conhecer também aqueles a quem ensinamos. Nosso interesse principal não deve ser só passar-lhes princípios; mas influenciá-los. Por conseguinte, a maneira como os alunos aprendem deve determinar a forma como ensinamos. É a lei do ensino."
Ainda não li As Sete Leis do Ensino, mas confesso que fiquei muito interessado; ainda mais agora, quando descobri que a CPAD publicou o livro.
Então é isso, recomendando um livro acabamos por recomendar três, e porque não dizer "trezentos".
Caso tenha interesse, o livro Ensinando Para Transformar Vidas está à disposição para empréstimo na biblioteca da Assembleia de Deus 306.
Boa leitura!
Título: Ensinando para transformar vidas
Autor: Howard Hendricks
Editora Betânia
Tamanho: 10,5x18 cm
Acabamento: brochura
Páginas: 144
Preço: R$14,28 (Editora Betânia), R$22,90 (Mercado Livre).
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