Pergunta colorida
Idade: a partir dos 12 anos
Organização: entre 15 e 35 participantes
Objetivo: recapitular o assunto estudado, quebrar o gelo no início da aula, estimular a análise dos conteúdos abordados nas aulas.
Material: canetas, canetinhas/pinceis atômicos, folhas A4, tesoura, linhas de crochê ou barbantes coloridos, uma caixa pequena ou envelope, Bíblia, revista da EBD, computador, impressora, uma ou duas caixas de bombons (de acordo com o tamanho da turma).
Prepare as questões de acordo com o conteúdo estudado. As perguntas poderão ser elaboradas em relação à última lição, algumas lições específicas, ou em relação a todas as lições do trimestre, ficando a critério de cada professor.
Caso utilize computador e impressora, formate cada pergunta de acordo com a cor pretendida. Serão quatro as cores selecionadas e distribuídas de acordo com o grau de dificuldade das perguntas. Na falta de impressora, elabore as perguntas à caneta, não se esquecendo de marcar as cores nas folhas, utilizando canetinhas ou pinceis atômicos. Outro modo de distribuição das questões seria a compra de A4, cartolina ou papel cartão nas cores pretendidas (faça conforme achar melhor).
As quatro cores escolhidas são:
VERMELHO, VERDE, AMARELO, AZUL
Se desejar, poderá mudar as cores, bastando apenas manter as regras ligadas a elas.
Tomamos como base para exemplificar esta brincadeira a revista da Editora Betel, cujo tema é “Davi, a lâmpada de Israel: a incrível história de um rei segundo o coração de Deus”. As perguntas foram elaboradas com base nas seis primeiras lições do trimestre, dirigidas a 20 estudantes.
Veja o modelo:
01. Apesar de perseguido, Davi teve um grande amigo na casa de Saul. Quem foi esse grande amigo?
02. Davi casou-se com uma das filhas de Saul. Qual o nome dessa filha? Qual condição Saul exigiu para dá-la em casamento a Davi?
03. Quando Davi fugiu de Israel para não ser morto por Saul, qual a cidade de destino? Chegando a essa cidade, Davi foi logo reconhecido pelos conselheiros do rei. Qual foi a reação de Davi para não ser morto naquele lugar?
04. Complete. Quando os soldados voltavam para casa, depois de Davi ter matado o filisteu, as mulheres saíram de todas as cidades de Israel ao encontro do rei Saul com cânticos e danças, com tamborins, com músicas alegres e instrumentos de três cordas. Enquanto dançavam, as mulheres cantavam:
As respostas devem ser colocadas em uma folha separada, já que as perguntas serão recortadas, dobradas e colocadas em caixa ou envelope.
Para a certeza das respostas, é necessário citar as referências bíblicas, como no modelo abaixo:
01. Depois dessa conversa de Davi com Saul, surgiu tão grande amizade entre Jônatas e Davi que Jônatas tornou-se o seu melhor amigo. 1 Samuel 18:1
02. Saul ordenou que dissessem a Davi: "O rei não quer outro preço pela noiva além de cem prepúcios de filisteus, para vingar-se de seus inimigos". O plano de Saul era que Davi fosse morto pelos filisteus. 1 Samuel 18:25
Davi e seus soldados saíram e mataram duzentos filisteus. Ele trouxe os prepúcios e apresentou-os ao rei para que se tornasse seu genro. Então Saul lhe deu em casamento sua filha Mical. 1 Samuel 18:27
03. Naquele dia, Davi fugiu de Saul e foi procurar Aquis, rei de Gate.
Todavia os conselheiros de Aquis lhe disseram: "Não é este Davi, o rei da terra de Israel? Não é aquele sobre quem cantavam em suas danças: ‘Saul abateu seus milhares, e Davi suas dezenas de milhares’? "
Davi levou a sério aquelas palavras e ficou com muito medo de Aquis, rei de Gate.
Por isso, na presença deles ele fingiu estar louco; enquanto esteve com eles, agiu como um louco, riscando as portas da cidade e deixando escorrer saliva pela barba. 1 Samuel 21:10-13
04. "Saul matou milhares, e Davi, dezenas de milhares". 1 Samuel 18:7
Como brincar: o educador distribui os estudantes sentados em círculo. Em seguida explica que todos estão convidados a participar da brincadeira, na qual recordarão o assunto tratado no trimestre ou mesmo nas aulas anteriores. Lembrando que cada resposta correta dá direito a um bombom.
Os estudantes pegarão as questões na caixa ou envelope que será passado de mão em mão, não permitindo que o colega o lado veja sua pergunta.
Distribua os barbantes ou linhas de crochê de acordo com a cor de cada um e peça que pendurem no pescoço ou no braço para que todos vejam.
Distribua os barbantes ou linhas de crochê de acordo com a cor de cada um e peça que pendurem no pescoço ou no braço para que todos vejam.
Dê um minuto para que cada um pense na resposta. Em seguida cole as regras da brincadeira no mural ou escreva no quadro conforme descrito abaixo:
Regras
VERDE: troque a pergunta com o colega da direita.
VERMELHO: você deve responder a questão.
AMARELO: pesquise a resposta na Bíblia ou revista da EBD.
AZUL: peça ajuda ao colega da esquerda.
A primeira ação após a exibição das regras será a troca dos cordões coloridos e das perguntas verdes com o colega da direita, não importando com que cor ele esteja. No caso em que dois ou três participantes pegarem a cor verde em sequência (azul, verde, verde, verde, amarelo), o primeiro a realizar a troca de perguntas será o da extrema direita, e assim na sequência. Feitas as mudanças, as perguntas ficam distribuídas assim: azul, amarelo, verde, verde, verde.
Os participantes que obtiveram questões em vermelho devem responder primeiro. Peça a um aluno que inicie a rodada com a resposta. Caso nenhum deles queira dar início à rodada providencie o início em ordem alfabética de acordo com o nome dos participantes com questões em vermelho. O estudante lê sua pergunta em voz alta, e se não souber a resposta poderá tentar trocar com um dos colegas que têm perguntas na mesma cor. Se um dos colegas aceitar a troca, este é o que deverá iniciar com a primeira resposta. Caso acerte, receberá o chocolate e indicará o próximo colega (mesma cor) a responder a questão. Lembrando que o primeiro participante (que não sabia a resposta) não é obrigado a responder agora a sua questão, a não ser que seja indicado por outro colega, o qual pode ser o mesmo com quem trocou sua pergunta.
Em caso de resposta errada o participante ainda terá uma última chance: indicará um dos colegas para responder a questão. Se este colega também errar, o participante que lhe indicou não receberá o bombom, retirando o cordão colorido do pescoço ou braço, devolvendo ao educador, e então passará a vez para outro colega (mesma cor). Em caso de acerto, o participante receberá o bombom, e passará a vez para outro colega (mesma cor).
Obs: Se não houver mais participantes com questões na mesma cor, será indicado participante na cor subsequente, de acordo com o modelo abaixo:
Vermelho: primeiro a responder; não mais restando participantes com esta cor passa-se para o verde: segundo a responder; não mais restando participantes com esta cor passa-se para o amarelo: terceiro a responder; não mais restando participantes com esta cor passa-se para o azul: quarto e último a responder.
As demais cores seguem as mesmas regras da cor vermelha no que diz respeito à participação dos colegas na resposta e à passagem da vez.
O educador poderá participar logo após as respostas dos estudantes, acrescentando informações e recapitulando pontos das lições passadas que achar relevantes.
Se ao final houver participantes que não conseguiram o bombom, é interessante que o educador distribua para eles, sem que sejam expostos a constrangimentos. Explique também que a brincadeira não tem por finalidade medir quem aprendeu mais, e sim relembrar alguns pontos estudados.
Essa brincadeira foi realizada na classe de jovens da EBD 306, quando nos divertimos e aprendemos bastante.
Espero que você consiga ter sucesso caso queira aplicar a brincadeira em sua turma. E não se esqueça de compartilhar a experiência conosco neste blog.
Nenhum comentário:
Postar um comentário