terça-feira, 12 de setembro de 2017

O processo de formação do discípulo II

Lição 12, domingo, 17 de setembro de 2017

Texto Áureo
"E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a cada dia a sua cruz, e siga-me." Lucas 9:23
Verdade Aplicada
O Senhor Jesus Cristo continua chamando e estabelecendo condições para ser Seu discípulo.
Objetivos da Lição
  • Identificar o significado de ser um discípulo de Jesus;
  • Demonstrar a necessidade da coerência na vida do discípulo de Jesus Cristo;
  • Compreender as atitudes indispensáveis do discípulo de Jesus Cristo.
Glossário Estendido
Coerência: Ligação, harmonia; nexo;
Compungir: Arrepender-se;
Sincretismo: Fusão de diferentes cultos ou doutrinas religiosas, com reinterpretação de seus elementos;

Textos de Referência
(Almeida Corrigida e Revisada Fiel)
Lucas 14:25 Ora, ia com ele uma grande multidão; e, voltando-se, disse-lhe:
Lucas 14:26 Se alguém vier a mim, e não aborrecer a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs, e ainda também a sua própria vida, não pode ser meu discípulo.
Lucas 14:27 E qualquer que não levar a sua cruz, e não vier após mim, não pode ser meu discípulo.
Lucas 14:33 Assim, pois, qualquer de vós, que não renuncia a tudo quanto tem, não pode ser meu discípulo.
Lucas 14:34 Bom é o sal; mas, se o sal degenerar, com que se há de salgar?
Lucas 14:35 Nem presta para a terra, nem para o monturo; lançam-no fora. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.
(Nova Versão Internacional - NVI)
Lucas 14:25 Uma grande multidão ia acompanhando Jesus; este, voltando-se para ela, disse:
Lucas 14:26 "Se alguém vem a mim e ama o seu pai, sua mãe, sua mulher, seus filhos, seus irmãos e irmãs, e até sua própria vida mais do que a mim, não pode ser meu discípulo.
Lucas 14:27 E aquele que não carrega sua cruz e não me segue não pode ser meu discípulo.
Lucas 14:33 Da mesma forma, qualquer de vocês que não renunciar a tudo o que possui não pode ser meu discípulo.
Lucas 14:34 "O sal é bom, mas se ele perder o sabor, como restaurá-lo?
Lucas 14:35 Não serve nem para o solo nem para adubo; é jogado fora. "Aquele que tem ouvidos para ouvir, ouça".

Leituras Complementares (NVI)
Segunda 
Pois quem quiser salvar a sua vida a perderá; mas quem perder a vida por minha causa, este a salvará.
Lucas 9:24
Terça
Pois que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro, e perder-se ou destruir a si mesmo?
Lucas 9:25
Quarta
Se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras, o Filho do homem se envergonhará dele, quando vier em sua glória e na glória do Pai e dos santos anjos.
Lucas 9:26
Quinta
"Qual de vocês, se quiser construir uma torre, primeiro não se assenta e calcula o preço, para ver se tem dinheiro suficiente para completá-la?
Lucas 14:28
Sexta
Pois, se lançar o alicerce e não for capaz de terminá-la, todos os que a virem rirão dele,
Lucas 14:29
Sábado
dizendo: ‘Este homem começou a construir e não foi capaz de terminar’.
"Ou, qual é o rei que, pretendendo sair à guerra contra outro rei, primeiro não se assenta e pensa se com dez mil homens é capaz de enfrentar aquele que vem contra ele com vinte mil?
Se não for capaz, enviará uma delegação, enquanto o outro ainda está longe, e pedirá um acordo de paz.
Lucas 14:30-32

Esboço da Lição
Introdução
1. A identidade do discípulo
1.1. O significado do termo "discípulo"
1.2. Resgatando nossa identidade como discípulo
1.3. O significado de ser um discípulo de Jesus Cristo
2. O que significa seguir a Jesus?
2.1. A resposta humana ao chamado de Cristo
2.2. A necessidade de coerência na vida do discípulo de Cristo
2.3. Identificando a verdadeira fé do discípulo de Cristo
3. Atitudes do discípulo de Jesus Cristo
3.1. Amar a Cristo acima de tudo e todos
3.2. Levar a sua cruz
3.3. Renunciar tudo quanto tem

Fontes: Revista Editora Betel Dominical

Nenhum comentário:

Postar um comentário