quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Congregação Cristã no Brasil

Lição 04, domingo, 26 de Janeiro de 2014
Texto Áureo
“E Ele deu uns como apóstolos, e outros como profetas, e outros como evangelistas, e outros como pastores e mestres”. (Efésios 4:11)
Verdade Aplicada
A incumbência de edificar a igreja de Jesus Cristo não foi dada aos anjos, mas aos homens, que a exercem através dos dons.
Objetivos da Lição
  • Levar ao aluno o conhecimento das principais práticas da Con­gregação Cristã no Brasil;
  • Mostrar alguns ensinos da Con­gregação Cristã no Brasil que são fundamentados em versículos isolados das Escrituras;
  • Refutar as heresias da Congre­gação Cristã no Brasil.
Textos de Referência
(Almeida Revisada)
1 Coríntios 9.11   Se nós semeamos para vós as coisas espirituais, será muito que de vós colhamos as materiais?
1 Coríntios 9.12   Se outros participam deste direito sobre vós, por que não nós com mais justiça? Mas nós nunca usamos deste direito; antes suportamos tudo, para não pormos impedimento algum ao evangelho de Cristo.
1 Coríntios 9.13   Não sabeis vós que os que administram o que é sagrado comem do que é do templo? E que os que servem ao altar, par­ticipam do altar?
1 Coríntios 9.14   Assim ordenou tam­bém o Senhor aos que anunciam o evangelho, que vivam do evan­gelho.
(Nova Versão Internacional)
1 Coríntios 9.11   Se entre vocês semeamos coisas espirituais, seria demais colhermos de vocês coisas materiais?
1 Coríntios 9.12   Se outros têm direito de ser sustentados por vocês, não o temos nós ainda mais? Mas nós nunca usamos desse direito. Pelo contrário, suportamos tudo para não colocar obstáculo algum ao evangelho de Cristo.
1 Coríntios 9.13   Vocês não sabem que aqueles que trabalham no templo alimentam-se das coisas do templo, e que os que servem diante do altar participam do que é oferecido no altar?
1 Coríntios 9.14   Da mesma forma o Senhor ordenou àqueles que pregam o evangelho, que vivam do evangelho.
(NTLH)
1 Coríntios 9.11   Se temos semeado entre vocês a semente espiritual, será demais se recebermos de vocês alguma recompensa material?
1 Coríntios 9.12   Se outros têm o direito de esperar isso de vocês, será que nós não temos muito mais direito do que eles? No entanto, nós não temos usado esse direito. Pelo contrário, temos agüentado tudo para não atrapalhar o evangelho de Cristo.
1 Coríntios 9.13   Certamente vocês sabem que os que trabalham no Templo é do Templo que recebem os seus alimentos. E sabem também que os que oferecem sacrifícios no altar recebem uma parte da carne dos animais que são sacrificados ali.
1 Coríntios 9.14   Assim o Senhor mandou também que aqueles que anunciam o evangelho vivam do trabalho de anunciar o evangelho.

Leituras complementares (NVI)
Então Jesus veio da Galiléia ao Jordão para ser batizado por João.
João, porém, tentou impedi-lo, dizendo: "Eu preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim? "
Respondeu Jesus: "Deixe assim por enquanto; convém que assim façamos, para cumprir toda a justiça". E João concordou.
Mateus 3:13-15
Respondeu Jesus: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.
João 14:6
Foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Portanto, permaneçam firmes e não se deixem submeter novamente a um jugo de escravidão.
Gálatas 5:1
Os presbíteros que lideram bem a igreja são dignos de dupla honra, especialmente aqueles cujo trabalho é a pregação e o ensino,
pois a Escritura diz: "Não amordace o boi enquanto está debulhando o cereal", e "o trabalhador merece o seu salário".
1 Timóteo 5:17-18
"Tenham o cuidado de não praticar suas ‘obras de justiça’ diante dos outros para serem vistos por eles. Se fizerem isso, vocês não terão nenhuma recompensa do Pai celestial.
"Portanto, quando você der esmola, não anuncie isso com trombetas, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, a fim de serem honrados pelos outros. Eu lhes garanto que eles já receberam sua plena recompensa.
Mas quando você der esmola, que a sua mão esquerda não saiba o que está fazendo a direita,
de forma que você preste a sua ajuda em segredo. E seu Pai, que vê o que é feito em segredo, o recompensará".
Mateus 6:1-4
E disse-lhes: "Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas.
Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado.
Marcos 16:15-16

Textos do corpo da lição
Introdução
1. Práticas da Congregação Cristã no Brasil
1.1. São contra o Ministério Pastoral
E a cada um de nós foi concedida a graça, conforme a medida repartida por Cristo.
Por isso é que foi dito: "Quando ele subiu em triunfo às alturas, levou cativo muitos prisioneiros, e deu dons aos homens".
Efésios 4:7-8
E ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres,
com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado,
até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo.
O propósito é que não sejamos mais como crianças, levados de um lado para outro pelas ondas, nem jogados para cá e para lá por todo vento de doutrina e pela astúcia e esperteza de homens que induzem ao erro.
Efésios 4:11-14
Por isso é que foi dito: "Quando ele subiu em triunfo às alturas, levou cativo muitos prisioneiros, e deu dons aos homens".
Efésios 4:8
Pastoreiem o rebanho de Deus que está aos seus cuidados. Olhem por ele, não por obrigação, mas de livre vontade, como Deus quer. Não façam isso por ganância, mas com o desejo de servir.
Não ajam como dominadores dos que lhes foram confiados, mas como exemplos para o rebanho.
 

1 Pedro 5:2-3
1.2. São contra o sustento pastoral
Despojei outras igrejas, recebendo delas sustento, a fim de servi-los.
2 Coríntios 11:8
pois a Escritura diz: "Não amordace o boi enquanto está debulhando o cereal", e "o trabalhador merece o seu salário".
1 Timóteo 5:18
Não temos nós o direito de comer e beber?
Não temos nós o direito de levar conosco uma esposa crente como fazem os outros apóstolos, os irmãos do Senhor e Pedro?
Ou será que apenas eu e Barnabé não temos o direito de deixar de trabalhar para termos sustento?
Quem serve como soldado às suas próprias custas? Quem planta uma vinha e não come do seu fruto? Quem apascenta um rebanho e não bebe do seu leite?
Não digo isso do ponto de vista meramente humano; a Lei não diz a mesma coisa?
Pois está escrito na Lei de Moisés: "Não amordace o boi enquanto ele estiver debulhando o cereal". Por acaso é com bois que Deus está preocupado?
Não é certamente por nossa causa que ele o diz? Sim, isso foi escrito em nosso favor. Porque "o lavrador quando ara e o debulhador quando debulha, devem fazê-lo na esperança de participar da colheita".
Se entre vocês semeamos coisas espirituais, seria demais colhermos de vocês coisas materiais?
Se outros têm direito de ser sustentados por vocês, não o temos nós ainda mais? Mas nós nunca usamos desse direito. Pelo contrário, suportamos tudo para não colocar obstáculo algum ao evangelho de Cristo.
Vocês não sabem que aqueles que trabalham no templo alimentam-se das coisas do templo, e que os que servem diante do altar participam do que é oferecido no altar?
Da mesma forma o Senhor ordenou àqueles que pregam o evangelho, que vivam do evangelho.
1 Coríntios 9:4-14


Visto que Judas era o encarregado do dinheiro, alguns pensaram que Jesus estava lhe dizendo que comprasse o necessário para a festa, ou que desse algo aos pobres.
João 13:29
( Os seus discípulos tinham ido à cidade comprar comida. )
João 4:8
Não levem nem ouro, nem prata, nem cobre em seus cintos;
não levem nenhum saco de viagem, nem túnica extra, nem sandálias, nem bordão; pois o trabalhador é digno do seu sustento.
"Na cidade ou povoado em que entrarem, procurem alguém digno de recebê-los, e fiquem em sua casa até partirem.
Mateus 10:9-11
Fiquem naquela casa, e comam e bebam o que lhes derem, pois o trabalhador merece o seu salário. Não fiquem mudando de casa em casa.
Lucas 10:7
E disse-lhes: "Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas.
Marcos 16:15

1.3. São contra o estudo da Bíblia
Mas quando os prenderem, não se preocupem quanto ao que dizer, ou como dizer. Naquela hora lhes será dado o que dizer,
pois não serão vocês que estarão falando, mas o Espírito do Pai de vocês falará por intermédio de vocês.
Mateus 10:19-20
Até a minha chegada, dedique-se à leitura pública da Escritura, à exortação e ao ensino.
1 Timóteo 4:13
Mas o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, lhes ensinará todas as coisas e lhes fará lembrar tudo o que eu lhes disse.
João 14:26

2. Textos bíblicos mal interpretados pela Congregação Cristã no Brasil
2.1. O uso do véu nos cultos
Todo homem que ora ou profetiza com a cabeça coberta desonra a sua cabeça;
e toda mulher que ora ou profetiza com a cabeça descoberta desonra a sua cabeça; pois é como se a tivesse rapada.
Se a mulher não cobre a cabeça, deve também cortar o cabelo; se, porém, é vergonhoso para a mulher ter o cabelo cortado ou rapado, ela deve cobrir a cabeça.
O homem não deve cobrir a cabeça, visto que ele é imagem e glória de Deus; mas a mulher é glória do homem.
Pois o homem não se originou da mulher, mas a mulher do homem;
além disso, o homem não foi criado por causa da mulher, mas a mulher por causa do homem.
Por essa razão e por causa dos anjos, a mulher deve ter sobre a cabeça um sinal de autoridade.
No Senhor, todavia, a mulher não é independente do homem, nem o homem independente da mulher.
Pois, assim como a mulher proveio do homem, também o homem nasce da mulher. Mas tudo provém de Deus.
Julguem entre vocês mesmos: é apropriado a uma mulher orar a Deus com a cabeça descoberta?
A própria natureza das coisas não lhes ensina que é uma desonra para o homem ter cabelo comprido,
e que o cabelo comprido é uma glória para a mulher? Pois o cabelo comprido foi lhe dado como manto.
1 Coríntios 11:4-15
2.2. O uso do “ósculo santo” nos cultos
Saúdem uns aos outros com beijo santo. Todas as igrejas de Cristo enviam-lhes saudações.
Romanos 16:16
Todos choraram muito e, abraçando-o, o beijavam. 
Atos 20:37
2.3. Oram somente ajoelhados
Naquele tempo Ezequias ficou doente, e quase morreu. O profeta Isaías, filho de Amoz, foi visitá-lo e lhe disse: "Assim diz o Senhor: Ponha em ordem a sua casa, pois você vai morrer; não se recuperará".
Ezequias virou o rosto para a parede e orou ao Senhor:
"Lembra-te, Senhor, como tenho te servido com fidelidade e com devoção sincera. Tenho feito o que tu aprovas". E Ezequias chorou amargamente.
2 Reis 20:1-3
Naqueles dias Ezequias ficou doente, à beira da morte. O profeta Isaías, filho de Amoz, foi visitá-lo e lhe disse: "Assim diz o Senhor: Ponha a casa em ordem, porque você vai morrer; você não se recuperará".
Ezequias virou o rosto para a parede e orou ao Senhor:
"Lembra-te, Senhor, de como tenho te servido com fidelidade e com devoção sincera, e tenho feito o que tu aprovas". E Ezequias chorou amargamente.
Então a palavra do Senhor veio a Isaías:
"Vá dizer a Ezequias: ‘Assim diz o Senhor, o Deus de seu antepassado Davi: Ouvi sua oração e vi suas lágrimas; acrescentarei quinze anos à sua vida.
E eu livrarei você e esta cidade das mãos do rei da Assíria. Eu defenderei esta cidade.
" ‘Este é o sinal de que o Senhor fará o que prometeu:
Farei a sombra do sol retroceder os dez degraus que ela já cobriu na escadaria de Acaz’ ". E a luz do sol retrocedeu os dez degraus que tinha avançado.
Isaías 38:1-8
Lá de dentro do peixe, Jonas orou ao Senhor, ao seu Deus.
Jonas 2:1
Então tiraram a pedra. Jesus olhou para cima e disse: "Pai, eu te agradeço porque me ouviste.
João 11:41
Jesus bradou em alta voz: "Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito". Tendo dito isso, expirou.
Lucas 23:46
Então chegaram a Jericó. Quando Jesus e seus discípulos, juntamente com uma grande multidão, estavam saindo da cidade, o filho de Timeu, Bartimeu, que era cego, estava sentado à beira do caminho pedindo esmolas.
Quando ouviu que era Jesus de Nazaré, começou a gritar: "Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim! "
Muitos o repreendiam para que ficasse quieto, mas ele gritava ainda mais: "Filho de Davi, tem misericórdia de mim! "
Jesus parou e disse: "Chamem-no". E chamaram o cego: "Ânimo! Levante-se! Ele o está chamando".
Lançando sua capa para o lado, de um salto, pôs-se de pé e dirigiu-se a Jesus.
"O que você quer que eu lhe faça? ", perguntou-lhe Jesus. O cego respondeu: "Mestre, eu quero ver! "
"Vá", disse Jesus, "a sua fé o curou". Imediatamente ele recuperou a visão e seguia a Jesus pelo caminho.
Marcos 10:46-52
Por volta da meia-noite, Paulo e Silas estavam orando e cantando hinos a Deus; os outros presos os ouviam.
Atos 16:25
Nossos antepassados adoraram neste monte, mas vocês, judeus, dizem que Jerusalém é o lugar onde se deve adorar".
João 4:20
No entanto, está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura.
Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade".
João 4:23-24
"Mas o publicano ficou à distância. Ele nem ousava olhar para o céu, mas batendo no peito, dizia: ‘Deus, tem misericórdia de mim, que sou pecador’.
Lucas 18:13
"Eu lhes digo que este homem, e não o outro, foi para casa justificado diante de Deus. Pois quem se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado".
Lucas 18:14

3. Doutrinas da Congregação Cristã no Brasil
3.1. O batismo nas águas como “ato regenerador”
Pedro respondeu: "Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo.
Atos 2:38
Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus;
não por obras, para que ninguém se glorie.
Efésios 2:8-9
Porque a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens.
Tito 2:11
não por causa de atos de justiça por nós praticados, mas devido à sua misericórdia, ele nos salvou pelo lavar regenerador e renovador do Espírito Santo,
Tito 3:5
"Pode alguém negar a água, impedindo que estes sejam batizados? Eles receberam o Espírito Santo como nós! "
Atos 10:47
Assim que Jesus foi batizado, saiu da água. Naquele momento os céus se abriram, e ele viu o Espírito de Deus descendo como pomba e pousando sobre ele.
Mateus 3:16
Ou vocês não sabem que todos nós, que fomos batizados em Cristo Jesus, fomos batizados em sua morte?
Romanos 6:3
Portanto, fomos sepultados com ele na morte por meio do batismo, a fim de que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos mediante a glória do Pai, também nós vivamos uma vida nova.
Romanos 6:4
Se dessa forma fomos unidos a ele na semelhança da sua morte, certamente o seremos também na semelhança da sua ressurreição.
Romanos 6:5
3.2. A doutrina da transubstanciação
Pois recebi do Senhor o que também lhes entreguei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão
e, tendo dado graças, partiu-o e disse: "Isto é o meu corpo, que é dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim".
Da mesma forma, depois da ceia ele tomou o cálice e disse: "Este cálice é a nova aliança no meu sangue; façam isto, sempre que o beberem, em memória de mim".
Porque, sempre que comerem deste pão e beberem deste cálice, vocês anunciam a morte do Senhor até que ele venha.
1 Coríntios 11:23-26

Jesus lhes disse: "Eu lhes digo a verdade: Se vocês não comerem a carne do Filho do homem e não beberem o seu sangue, não terão vida em si mesmos.
João 6:53
Eu sou a porta; quem entra por mim será salvo. Entrará e sairá, e encontrará pastagem.
João 10:9
"Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor.
João 15:1

3.3. O ensino concernente ao dízimo
E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou seus inimigos em suas mãos". E Abrão lhe deu o dízimo de tudo.
Gênesis 14:20
E esta pedra que hoje coloquei como coluna servirá de santuário de Deus; e de tudo o que me deres certamente te darei o dízimo".
Gênesis 28:22
"Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês dão o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, mas têm negligenciado os preceitos mais importantes da lei: a justiça, a misericórdia e a fidelidade. Vocês devem praticar estas coisas, sem omitir aquelas.
Mateus 23:23


Conclusão

Plano de aula expositiva - Editora Betel

7 comentários:

  1. A paz de Deus irmãos...

    Li seus estudos, se não incomodar-se, farei meus comentários:
    1º - Tratando-se do Ministério para Pastor (Grego: Poimem), posso afirmar que O Ministério de Ancião (Grego: Presbytero, Latim: Episcopo/Bispo) tem muito mais respaldo bíblico do que o defendido pelas demais denominações cristãs. Vejamos:

    E, havendo-lhes, por comum consentimento, eleito Anciãos em cada igreja, orando com jejuns, os encomendaram ao Senhor em quem haviam crido. Atos 14:23

    E os discípulos determinaram mandar, cada um conforme o que pudesse, socorro aos irmãos que habitavam na Judéia.
    O que eles com efeito fizeram, enviando-o aos Anciãos por mão de Barnabé e de Saulo.
    Atos11:29-30

    E, quando iam passando pelas cidades, lhes entregavam, para serem observados, os decretos que haviam sido estabelecidos pelos Apóstolos e Anciãos em Jerusalém. Atos 16:4

    Alguns, porém, da seita dos fariseus, que tinham crido, se levantaram, dizendo que era mister circuncidá-los e mandar-lhes que guardassem a lei de Moisés. Congregaram-se, pois, os Apóstolos e os Anciãos para considerar este assunto. Atos 15:5-6

    ResponderExcluir
  2. Nestas passagens acima, podemos notar que os assuntos da igreja eram sempre tratados pelos Apóstolos junto aos Anciãos.

    Nas cartas a Tito ( Tito 1.5,16 ) e Timóteo (1 Timóteo 3.1,16 ) o Apóstolo Paulo aborda as recomendações para ordenação a Anciãos e Diáconos.

    Outro ponto interessante é sobre a imposição de mãos do PRESBITERIO, onde Timóteo recebeu a autoridade de Deus para exercer seu ministério de Ancião ( Grego:Presbytero, Latim: Episcopos):

    Não desprezes o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do Presbiterio. 1 Timóteo 4:14

    Vejamos a definição de Presbiterio:

    “Presbyterion, Assembleia de anciãos, Presbitério”. Pode ser a tradução de um termo técnico hebraico que significava “A PRESSÃO DOS ANCIÃOS,” que, em efeito, denotava “a imposição de mãos sobre alguém, com o objetivo de torná-lo um Ancião ou Rabino.” Num contexto cristão significaria “ordenação do presbítero” ou “ordenação formal ao ofício.” (Kelly). (Rienecker, Fritz; Rogers, Cleon. Chave Linguística do Novo Testamento Grego, 1ª Edição, pág.465. Vida Nova. São Paulo – Brasil).

    ResponderExcluir
  3. Em nenhum momento vemos nas escrituras os Apóstolos ordenando os irmãos a Pastores (Grego: Poimenas) e tão pouco se intitulando Pastores, pelo contrario eles ordenavam e recomendavam a eleição de Anciãos e diziam ser Anciãos como os demais, vejam:

    O ANCIÃO à senhora eleita, e a seus filhos, aos quais amo na verdade, e não somente eu, mas também todos os que têm conhecido a verdade, 2 João 1:1

    O PRESBÍTERO ao amado Gaio, a quem em verdade eu amo. 3 João 1:1

    Aos PRESBITEROS, que estão entre vós, admoesto eu, que sou também PRESBÍTERO com eles, e testemunha das aflições de Cristo, e participante da glória que se há de revelar. 1 Pedro 5:1

    As palavras Ancião (Hebraico: Zaqen), Presbítero (Grego:Presbytero) e Bispo (Latim: Episcopo), trata-se da mesma pessoa ou seja são sinônimos. Lendo as cartas de recomendação para Tito e Timóteo, logo se nota que o Apóstolo num faz distinção entre elas.

    ResponderExcluir
  4. Tratando-se da liderança da igreja, vemos que esta foi dada aos Anciãos no dias da Igreja Primitiva. Vejamos:

    E de Mileto mandou a Éfeso a chamar os ANCIÃOS da igreja;
    Olhai pois por vos, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu BISPOS, para APASCENTARDES a igreja de Deus. Atos 20,17.28

    Aos Anciãos/Presbíteros não foi só dada a liderança (Latim:Episcopos/Bispos) da igreja, mais que estes seriam também responsáveis pelo rebanho do Senhor.

    Em Hebreus 13.7,17, o vocábulo encontrado nos Textos Gregos Originais é “hegéomai” (líder) e não ‘poimên’(pastor). Devemos nos lembrar e obedecer aos nossos “líderes,” é o que literalmente diz os textos de Hebreus 13.7, 17. O ofício vigente na igreja primitiva era o de Ancião (Grego:Presbyteros) ou Bispo (Grego: Episkopos). A igreja primitiva sempre esteve aos cuidados do “presbitério”, isto é, "corpo de anciãos" (1Timóteo 4.14) como demonstrei acima, é o que diz a Bíblia.

    Em Efésios 4.8,11, fala sobre Dons e não Cargos.
    Notemos que neste trecho o apóstolo não se ocupa com os DONS para o ministério da palavra, detalhados em Efésios 4.11-16, cujo préstimo não é limitado a uma determinada localidade, mas encara a edificação de todo o corpo de Cristo.” (S. E. McNair. A Bíblia Explicada, 8ª Edição 1992, pág. 458. CPAD, Rio de Janeiro – Brasil).

    ResponderExcluir
  5. Umas das responsabilidades dos Apóstolos e Anciãos estavam na liderança e pastoreio nas igrejas de Cristo. João 21.15, Atos 20,17.28

    Finalizando essa parte, o Wikipedia nos da uma ressalva:

    ANCIÃO ou PRESBÍTERO nas igrejas cristãs primitivas, era cada um dos anciãos aos quais era confiado o governo da comunidade cristã. HOJE refere-se a um ministro religioso cuja função varia de acordo com as diferentes denominações. Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre, http://pt.wikipedia.org/wiki/Presbítero.

    Resumindo, o oficio de Pastor passou a permear nas igrejas na reforma protestante lideradas por Calvino e Lutero, e nisso posso te afirmar pela palavra irmão, o Ancião que outrora um líder constituído pelo Espírito Santo, agora rebaixado, subordinado por um titulo criado por mãos humanas.

    Se possível, espero seu retorno sobre essa parte irmão e desculpe-me por lhe mandar esses comentários repartidos, Deus o Abençoe...

    ResponderExcluir
  6. Apesar de não me ter dado um retorno referente as refutações acima, aproveito e disponibilizo aqui uma resposta minha enviada sobre o sustento do obreiro:

    Em relação ao sustento do Obreiro, temos como exemplo Paulo, que era um construtor de tendas, ofício de onde tirava seu sustento (Atos 18.3); antes de se converter tornando-se discípulo de Cristo, Paulo havia aprendido a profissão como um dever de todo rabino em ter o próprio sustento.
    Ele confirmou isso aos Anciãos de Éfeso ao dizer que seu sustento era fruto do trabalho das próprias mãos:

    Vós mesmos sabeis que estas mãos serviram para o que me era necessário a mim e aos que estavam comigo. Tenho-vos mostrado em TUDO que, trabalhando assim, é mister socorrer os necessitados e recordar as palavras do próprio Jesus: Mais bem-aventurado é dar que receber.” (Atos 20.34,35).

    Embora Paulo fale disso como um direito que ele tinha, afirmou que não fez uso do mesmo:

    Se outros participam desse direito sobre vós, não o temos nós em maior medida? Entretanto, não usamos desse direito; antes suportamos tudo, para não criarmos qualquer obstáculo ao evangelho de Cristo.(1Cor 9.12ss). Continua...

    ResponderExcluir
  7. Paulo, em tudo, procurou o que é “MAIS BEM AVENTURADO”, esta é a mesma meta do ministério da CCB em não ser sustentado pelas “MÃOS” dos outros, foi o que Paulo procurou mostrar em tudo e até mesmo “TRABALHANDO NOITE E DIA”:

    Irmãos, vocês com certeza lembram de como trabalhamos e lutamos para ganhar o nosso sustento. Trabalhávamos de dia e de noite a fim de não sermos uma carga para vocês, enquanto anunciávamos a vocês a boa notícia que vem de Deus. (1Ts 2.9)

    As referencias apontados pelo irmão 1 Timóteo 5:18 e 2 Coríntios 11:8 aponta algo interessante, em nenhum momento ele faz exigências quanto a isso, mais ele aponta para que a Igreja reconhecesse o esforço do obreiro para com a obra, suprindo as suas necessidades matérias assim como os irmão da Macedônia o fizeram com ele ao verem a situação precária na qual se encontrava.

    Espero ter deixado claro quanto essa parte, se possível continuo aguardando seu retorno, Deus sejam convosco...

    ResponderExcluir