segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Leitora do ano 2013

Desde a inauguração da biblioteca, nossos maiores leitores são bem  pequenos em estatura, só em estatura. São as crianças os maiores leitores em número de empréstimos. Por isso temos a grata satisfação em conceder o título de Leitora do ano 2013 à Érica da Silva Pires, filha do diácono Renato Pires Tomé, que tem incentivado bastante a pequena leitora. O prêmio é apenas simbólico, não se trata de competição para ver quem "consome" mais livros, a ideia principal é apresentar à igreja o propósito original da biblioteca: ajudar na construção dos saberes materiais e espirituais de cada usuário, incentivando a leitura bíblica, a busca de subsídios para o ensino, o desenvolvimento intelectual, o crescimento do vocabulário, entre outros inumeráveis benefícios da boa literatura. Além disso, apresentamos a necessidade de crescimento do nosso acervo e da constante participação dos pais na vida dos pequenos grandes leitores.
Aproveitamos a oportunidade para agradecer a todos aqueles que doaram livros dos mais variados gêneros para compor o acervo atual. Que o Senhor continue a abençoá-los e que o desejo de servir neste projeto cresça cada vez mais em vossos corações.
Parabéns, Érica, parabéns a todos os leitores.
Diácono Wendy Dib entrega o certificado de leitora do ano à Érica

Wendy Dib Bernardino, Renato Pires e Érica da Silva Pires.

domingo, 15 de dezembro de 2013

Escola Bíblica de Férias 2014

No período de 14 a 18 de janeiro de 2014 acontecerá a Escola Bíblica de Férias, com o tema: O amigo incomparável.
O evento, organizado pela Assembleia de Deus da quadra 306, tem os seguintes objetivos:
•  Evangelizar crianças não evangélicas, conduzindo-as a Cristo;
•  Procura despertar nos pais ou responsáveis o prazer de ver seus filhos glorificando a Deus durante os dias do evento;
Procura desenvolver atividades diversificadas durante o período da E.B.F.;
•  Dar oportunidade às crianças evangélicas de crescerem no conhecimento da Palavra de Deus de uma maneira dinâmica e alegre;
•  Incentivar nas crianças a vontade de aprender a Palavra de Deus, e, consequentemente, ingressar na Escola Bíblica Dominical;
•  Dar oportunidade aos colaboradores do evento de crescimento espiritual, com mais esta nova experiência;
•  Levantar pessoas para o trabalho no Ministério Infantil.
Teremos brincadeiras, músicas, coreografias, lanches, contação de histórias e muito mais.
As crianças que participarem todos os dias receberão um lindo certificado.
As inscrições estão abertas!
Para mais informações, procurar a direção da EBD.

domingo, 8 de dezembro de 2013

Inauguração da Biblioteca

Não poderia haver data mais oportuna para a inauguração da biblioteca do que esta, o Dia da Bíblia.
Em um dia cheio de motivos para celebrações, incluímos a simbólica inauguração deste tesouro valioso para todos aqueles que almejam crescer em sabedoria e graça diante de Deus e dos homens. 
A inauguração ocorreu após o culto, quando o Pr. Joaquim convocou os irmãos a estenderam as mãos para orar, abençoando nosso estimado projeto. Em seguida o pastor Joaquim e o garoto Willian - que representa a geração dos nossos pequenos grandes leitores - finalizaram a cerimônia desatando a fita inaugural.



domingo, 1 de dezembro de 2013

O valor da obediência

"E Noé achou graça aos olhos do Senhor" (Gn 6.8)

Para muitas pessoas se torna fácil se perder em meio a um turbilhão de ideias e tendências que mudam constantemente. Somos alvejados diariamente com modismos dos mais variados.
O mundo vem mudando a todo instante, mas mesmo em meio a estes ventos de doutrina devemos nos manter firmes e obedientes à causa de Cristo, pois estamos firmados na rocha.
No livro do Gênesis, a partir do capitulo 6, podemos ver o bom exemplo do servo de Deus, Noé, um homem que fez toda a diferença em sua geração, em meio a um mundo totalmente corrupto, ele achou graça aos olhos do Senhor.
O caminho da obediência nem sempre nos leva a um caminho fácil; o que podemos observar é que Noé, independente do meio onde vivia, não se corrompeu, mas fez a diferença!  
No meio de um cenário tão caótico vem a resposta Divina. A sentença é de proporções épicas, um diluvio que destruirá todo gênero humano e somente Noé e sua família são  salvos da destruição.

Aqui estão três pontos que foram cruciais para que Noé obtivesse sucesso em sua caminhada:
  1. A obediência a Deus é um compromisso a longo prazo - foram necessários 120 anos para construir a arca - se formos comparar, este tempo seria maior que nosso período de vida. Podemos observar, então, que andar com Deus é compromisso para toda a vida!
  2. Ser obediente é ser constante. Não podemos nos dar ao luxo de sermos indecisos em qual caminho devemos seguir. (2 Co 15.58)
  3. Quem escolhe obedecer  colhe como resultado as promessas de Deus e a  vida eterna! (Gn 9.8-17/Ap 2 .11)
Até a próxima!

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Como identificar e refutar as seitas e heresias

Lição 01, domingo, 05 de Janeiro de 2014

Texto Áureo
“Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo grande desejo de ouvir coisas agradáveis, ajuntarão para si mestres, segundo os seus próprios desejos,”  (2 Timóteo 4.3)
Verdade Aplicada
O cristão deve saber identificar os falsos mestres e seus ensi­nos, para não ser enganado ou até mesmo desviado da verda­deira palavra de Deus.
Objetivos da Lição
  • Ensinar a definição de seitas e heresias;
  • Apresentar as principais ca­racterísticas dos falsos ensinos;
  • Mostrar como combater, à luz da Bíblia, as doutrinas dissimu­ladas.

Textos de Referência
(Almeida Revisada)
2 Timóteo 4.1   Conjuro-te diante de Deus e de Cristo Jesus, que há de julgar os vivos e os mortos, pela sua vinda e pelo seu reino;
2 Timóteo 4.2   prega a palavra, insta a tempo e fora de tempo, admo­esta, repreende, exorta, com toda longanimidade e ensino.
2 Timóteo 4.3   Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutri­na; mas, tendo grande desejo de ouvir coisas agradáveis, ajuntarão para si mestres, se­gundo os seus próprios desejos,
2 Timóteo 4.4   e não só desviarão os ouvidos da verdade, mas se voltarão às fábulas.
2 Timóteo 4.5   Tu, porém, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cum­pre o teu ministério.
(Nova Versão Internacional)
2 Timóteo 4.1   Na presença de Deus e de Cristo Jesus, que há de julgar os vivos e os mortos por sua manifestação e por seu Reino, eu o exorto solenemente:
2 Timóteo 4.2   Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina.
2 Timóteo 4.3   Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, sentindo coceira nos ouvidos, segundo os seus próprios desejos juntarão mestres para si mesmos.
2 Timóteo 4.4   Eles se recusarão a dar ouvidos à verdade, voltando-se para os mitos.
2 Timóteo 4.5   Você, porém, seja sóbrio em tudo, suporte os sofrimentos, faça a obra de um evangelista, cumpra plenamente o seu ministério.
(NTLH)
2 Timóteo 4.1   Na presença de Deus e de Cristo Jesus, que julgará todos os seres humanos, tanto os que estiverem vivos como os que estiverem mortos, eu ordeno a você, com toda a firmeza, o seguinte: por causa da vinda de Cristo e do seu Reino,
2 Timóteo 4.2   pregue a mensagem e insista em anunciá-la, seja no tempo certo ou não. Procure convencer, repreenda, anime e ensine com toda a paciência.
2 Timóteo 4.3   Pois vai chegar o tempo em que as pessoas não vão dar atenção ao verdadeiro ensinamento, mas seguirão os seus próprios desejos. E arranjarão para si mesmas uma porção de mestres, que vão dizer a elas o que elas querem ouvir.
2 Timóteo 4.4   Essas pessoas deixarão de ouvir a verdade para dar atenção às lendas.
2 Timóteo 4.5   Mas você, seja moderado em todas as situações. Suporte o sofrimento, faça o trabalho de um pregador do evangelho e cumpra bem o seu dever de servo de Deus.

Leituras complementares (NVI)
"Cuidado com os falsos profetas. Eles vêm a vocês vestidos de peles de ovelhas, mas por dentro são lobos devoradores.
Mateus 7:15
Seus líderes julgam a troco de suborno, seus sacerdotes ensinam por lucro, e seus profetas adivinham em troca de prata. E ainda se apóiam no Senhor, dizendo: "O Senhor está no meio de nós. Nenhuma desgraça vai nos acontecer".
Miquéias 3:11
Seus profetas são irresponsáveis, são homens traiçoeiros. Seus sacerdotes profanam o santuário e fazem violência à lei.
Sofonias 3:4
E estes também cambaleiam pelo efeito do vinho, e não ficam de pé por causa da bebida fermentada: Os sacerdotes e os profetas cambaleiam por causa da bebida fermentada e estão desorientados devido ao vinho; eles não conseguem ficar de pé por causa da bebida fermentada, confundem-se quando têm visões, tropeçam quando devem dar um veredicto.
Todas as mesas estão cobertas de vômito e não há um só lugar limpo.
"Quem é que ele está tentando ensinar? A quem está explicando a sua mensagem? A crianças desmamadas e a bebês recém-tirados do seio materno?
Pois o que se diz é: ‘Ordem sobre ordem, ordem sobre ordem, regra e mais regra, regra e mais regra; um pouco aqui, um pouco ali’. "
Isaías 28:7-10
"Entre os profetas de Samaria vi algo repugnante: Eles profetizaram por Baal e desviaram Israel, o meu povo.
E entre os profetas de Jerusalém vi algo horrível: Eles cometem adultério e vivem uma mentira. Encorajam os que praticam o mal, para que nenhum deles se converta de sua impiedade. Para mim são todos como Sodoma; o povo de Jerusalém é como Gomorra. "
Jeremias 23:13-14
Como Janes e Jambres se opuseram a Moisés, esses também resistem à verdade. A mente deles é depravada; são reprovados na fé.
Não irão longe, porém; como no caso daqueles, a sua insensatez se tornará evidente a todos.
2 Timóteo 3:8-9

Textos do corpo da lição:
Introdução
1. Identificando as seitas e heresias
Então o sumo sacerdote e todos os seus companheiros, membros do partido dos saduceus, ficaram cheios de inveja.
Atos 5:17
Então se levantaram alguns do partido religioso dos fariseus que haviam crido e disseram: "É necessário circuncidá-los e exigir deles que obedeçam à lei de Moisés".
Atos 15:5
"Verificamos que este homem é um perturbador, que promove tumultos entre os judeus pelo mundo todo. Ele é o principal cabeça da seita dos nazarenos
Atos 24:5
Eles me conhecem há muito tempo e podem testemunhar, se quiserem, que, como fariseu, vivi de acordo com a seita mais severa da nossa religião.
Atos 26:5
Todavia, queremos ouvir de sua parte o que você pensa, pois sabemos que por todo lugar há gente falando contra esta seita".
Atos 28:22
No passado surgiram falsos profetas no meio do povo, como também surgirão entre vocês falsos mestres. Estes introduzirão secretamente heresias destruidoras, chegando a negar o Soberano que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição.
2 Pedro 2:1

1.1. Surgimento das seitas e heresias
Este povo ímpio, que se recusa a ouvir as minhas palavras, que age segundo a dureza de seus corações, seguindo outros deuses para prestar-lhes culto e adorá-los, que este povo seja como aquele cinto: completamente inútil!
Jeremias 13:10
Andou nos caminhos dos reis de Israel e chegou até a queimar o seu filho em sacrifício, imitando os costumes detestáveis das nações que o Senhor havia expulsado de diante dos israelitas.
2 Reis 16:3
Também derrubou as acomodações dos prostitutos cultuais, que ficavam no templo do Senhor, onde as mulheres teciam para Aserá.
2 Reis 23:7
Não permitam que ninguém que tenha prazer numa falsa humildade e na adoração de anjos os impeça de alcançar o prêmio. Tal pessoa conta detalhadamente suas visões, e sua mente carnal a torna orgulhosa.
Colossenses 2:18
Por essa razão, os judeus mais ainda queriam matá-lo, pois não somente estava violando o sábado, mas também estava até mesmo dizendo que Deus era seu próprio Pai, igualando-se a Deus.
João 5:18

1.2. O histórico dos fundadores das seitas
Em sua cobiça, tais mestres os explorarão com histórias que inventaram. Há muito tempo a sua condenação paira sobre eles, e a sua destruição não tarda.
2 Pedro 2:3
Tendo os olhos cheios de adultério, nunca param de pecar, iludem os instáveis e têm o coração exercitado na ganância. Malditos!
2 Pedro 2:14
Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo,
ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos".
Mateus 28:19-20
Será que vocês são tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito, querem agora se aperfeiçoar pelo esforço próprio?
Gálatas 3:3

1.3. Os adeptos das seitas
Muitos seguirão os caminhos vergonhosos desses homens e, por causa deles, será difamado o caminho da verdade.
2 Pedro 2:2
Eles abandonaram o caminho reto e se desviaram, seguindo o caminho de Balaão, filho de Beor, que amou o salário da injustiça,
2 Pedro 2:15

2. Características das seitas e heresias
2.1. Alegam ter uma revelação especial
O que receio, e quero evitar, é que assim como a serpente enganou Eva com astúcia, a mente de vocês seja corrompida e se desvie da sua sincera e pura devoção a Cristo.
Pois, se alguém lhes vem pregando um Jesus que não é aquele que pregamos, ou se vocês acolhem um espírito diferente do que acolheram ou um evangelho diferente do que aceitaram, vocês o suportam facilmente.
2 Coríntios 11:3-4

2.2. Interpretam os textos bíblicos desprezando as regras da hermenêutica
2.3. Negam a Divindade de Jesus Cristo
Sabemos também que o Filho de Deus veio e nos deu entendimento, para que conheçamos aquele que é o Verdadeiro. E nós estamos naquele que é o Verdadeiro, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.
1 João 5:20
E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz!
Filipenses 2:8
"A virgem ficará grávida e dará à luz um filho, e lhe chamarão Emanuel" que significa "Deus conosco".
Mateus 1:23
Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós. Vimos a sua glória, glória como do Unigênito vindo do Pai, cheio de graça e de verdade.
João 1:14

3. Combatendo as seitas e heresias
Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina.
2 Timóteo 4:2
Antes, santifiquem Cristo como Senhor no coração. Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês.
1 Pedro 3:15
Jesus respondeu: "Vocês estão enganados porque não conhecem as Escrituras nem o poder de Deus!
Mateus 22:29

3.1. Tenha a Bíblia como única regra de doutrina e fé
Pois, se alguém lhes vem pregando um Jesus que não é aquele que pregamos, ou se vocês acolhem um espírito diferente do que acolheram ou um evangelho diferente do que aceitaram, vocês o suportam facilmente.
2 Coríntios 11:4
Logo que anoiteceu, os irmãos enviaram Paulo e Silas para Beréia. Chegando ali, eles foram à sinagoga judaica.
Os bereanos eram mais nobres do que os tessalonicenses, pois receberam a mensagem com grande interesse, examinando todos os dias as Escrituras, para ver se tudo era assim mesmo.
Atos 17:10-11
O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras jamais passarão.
Lucas 21:33

3.2. Conheça as regras fundamentais para interpretação correta da Bíblia Sagrada
3.3. As heresias devem ser constantemente refutadas
Misericórdia, paz e amor lhes sejam multiplicados.
Amados, embora estivesse muito ansioso por lhes escrever acerca da salvação que compartilhamos, senti que era necessário escrever-lhes insistindo que batalhassem pela fé uma vez por todas confiada aos santos.
Judas 1:2-3
Não permitam que ninguém que tenha prazer numa falsa humildade e na adoração de anjos os impeça de alcançar o prêmio. Tal pessoa conta detalhadamente suas visões, e sua mente carnal a torna orgulhosa.
Colossenses 2:18
[Judas 1:3]
Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e às orações.
Atos 2:42

Conclusão
Pois aparecerão falsos cristos e falsos profetas que realizarão grandes sinais e maravilhas para, se possível, enganar até os eleitos.
Mateus 24:24
Logo que anoiteceu, os irmãos enviaram Paulo e Silas para Beréia. Chegando ali, eles foram à sinagoga judaica.
Os bereanos eram mais nobres do que os tessalonicenses, pois receberam a mensagem com grande interesse, examinando todos os dias as Escrituras, para ver se tudo era assim mesmo.
[Atos 17:10-11]

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Brincadeira da pergunta colorida

Pergunta colorida

Idade: a partir dos 12 anos
Organização: entre 15 e 35 participantes
Objetivo: recapitular o assunto estudado, quebrar o gelo no início da aula, estimular a análise dos conteúdos abordados nas aulas.
Material: canetas, canetinhas/pinceis atômicos, folhas A4, tesoura, linhas de crochê ou barbantes coloridos, uma caixa pequena ou envelope, Bíblia, revista da EBD, computador, impressora, uma ou duas caixas de bombons (de acordo com  o tamanho da turma).
Prepare as questões de acordo com o conteúdo estudado. As perguntas poderão ser elaboradas em relação à última lição, algumas lições específicas, ou em relação a todas as lições do trimestre, ficando a critério de cada professor.
Caso utilize computador e impressora, formate cada pergunta de acordo com a cor pretendida. Serão quatro as cores selecionadas e distribuídas de acordo com o grau de dificuldade das perguntas. Na falta de impressora, elabore as perguntas à caneta, não se esquecendo de marcar as cores nas folhas, utilizando canetinhas ou pinceis atômicos. Outro modo de distribuição das questões seria a compra de A4, cartolina ou papel cartão nas cores pretendidas (faça conforme achar melhor).
As quatro cores escolhidas são:
VERMELHO, VERDE, AMARELO, AZUL
Se desejar, poderá mudar as cores, bastando apenas manter as regras ligadas a elas.
Tomamos como base para exemplificar esta brincadeira a revista da Editora Betel, cujo tema é “Davi, a lâmpada de Israel: a incrível história de um rei segundo o coração de Deus”. As perguntas foram elaboradas com base nas seis primeiras lições do trimestre, dirigidas a 20 estudantes.
Veja o modelo:
01. Apesar de perseguido, Davi teve um grande amigo na casa de Saul. Quem foi esse grande amigo?
02. Davi casou-se com uma das filhas de Saul. Qual o nome dessa filha? Qual condição Saul exigiu para dá-la em casamento a Davi? 
03. Quando Davi fugiu de Israel para não ser morto por Saul, qual a cidade de destino? Chegando a essa cidade, Davi foi logo reconhecido pelos conselheiros do rei. Qual foi a reação de Davi para não ser morto naquele lugar?
04. Complete. Quando os soldados voltavam para casa, depois de Davi ter matado o filisteu, as mulheres saíram de todas as cidades de Israel ao encontro do rei Saul com cânticos e danças, com tamborins, com músicas alegres e instrumentos de três cordas. Enquanto dançavam, as mulheres cantavam:
As respostas devem ser colocadas em uma folha separada, já que as perguntas serão recortadas, dobradas e colocadas em caixa ou envelope. 
Para a certeza das respostas, é necessário citar as referências bíblicas, como no modelo abaixo:
01. Depois dessa conversa de Davi com Saul, surgiu tão grande amizade entre Jônatas e Davi que Jônatas tornou-se o seu melhor amigo. 1 Samuel 18:1
02. Saul ordenou que dissessem a Davi: "O rei não quer outro preço pela noiva além de cem prepúcios de filisteus, para vingar-se de seus inimigos". O plano de Saul era que Davi fosse morto pelos filisteus. 1 Samuel 18:25
Davi e seus soldados saíram e mataram duzentos filisteus. Ele trouxe os prepúcios e apresentou-os ao rei para que se tornasse seu genro. Então Saul lhe deu em casamento sua filha Mical. 1 Samuel 18:27
03. Naquele dia, Davi fugiu de Saul e foi procurar Aquis, rei de Gate.
Todavia os conselheiros de Aquis lhe disseram: "Não é este Davi, o rei da terra de Israel? Não é aquele sobre quem cantavam em suas danças: ‘Saul abateu seus milhares, e Davi suas dezenas de milhares’? "
Davi levou a sério aquelas palavras e ficou com muito medo de Aquis, rei de Gate.
Por isso, na presença deles ele fingiu estar louco; enquanto esteve com eles, agiu como um louco, riscando as portas da cidade e deixando escorrer saliva pela barba. 1 Samuel 21:10-13
04. "Saul matou milhares, e Davi, dezenas de milhares". 1 Samuel 18:7
Como brincar: o educador distribui os estudantes sentados em círculo. Em seguida explica que todos estão convidados a participar da brincadeira, na qual recordarão o assunto tratado no trimestre ou mesmo nas aulas anteriores. Lembrando que cada resposta correta dá direito a um bombom.
Os estudantes pegarão as questões na caixa ou envelope que será passado de mão em mão, não permitindo que o colega o lado veja sua pergunta.
Distribua os barbantes ou linhas de crochê de acordo com a cor de cada um e peça que pendurem no pescoço ou no braço para que todos vejam.
Dê um minuto para que cada um pense na resposta. Em seguida cole as regras da brincadeira no mural ou escreva no quadro conforme descrito abaixo:
Regras
VERDE: troque a pergunta com o colega da direita.
VERMELHO: você deve responder a questão.
AMARELO: pesquise a resposta na Bíblia ou revista da EBD.
AZUL: peça ajuda ao colega da esquerda.
A primeira ação após a exibição das regras será a troca dos cordões coloridos e das perguntas verdes com o colega da direita, não importando com que cor ele esteja. No caso em que dois ou três participantes pegarem a cor verde em sequência (azul, verde, verde, verde, amarelo), o primeiro a realizar a troca de perguntas será o da extrema direita, e assim na sequência. Feitas as mudanças, as perguntas ficam distribuídas assim: azul, amarelo, verde, verde, verde.
Os participantes que obtiveram questões em vermelho devem responder primeiro. Peça a um aluno que inicie a rodada com a resposta. Caso nenhum deles queira dar início à rodada providencie o início em ordem alfabética de acordo com o nome dos participantes com questões em vermelho. O estudante lê sua pergunta em voz alta, e se não souber a resposta poderá tentar trocar com um dos colegas que têm perguntas na mesma cor. Se um dos colegas aceitar a troca, este é o que deverá iniciar com a primeira resposta. Caso acerte, receberá o chocolate e indicará o próximo colega (mesma cor) a responder a questão. Lembrando que o primeiro participante (que não sabia a resposta) não é obrigado a responder agora a sua questão, a não ser que seja indicado por outro colega, o qual pode ser o mesmo com quem trocou sua pergunta.
Em caso de resposta errada o participante ainda terá uma última chance: indicará um dos colegas para responder a questão. Se este colega também errar, o participante que lhe indicou não receberá o bombom, retirando o cordão colorido do pescoço ou braço, devolvendo ao educador, e então passará a vez para outro colega (mesma cor). Em caso de acerto, o participante receberá o bombom, e passará a vez para outro colega (mesma cor).
Obs: Se não houver mais participantes com questões na mesma cor, será indicado participante na cor subsequente, de acordo com o modelo abaixo:
Vermelho: primeiro a responder; não mais restando participantes com esta cor passa-se para o verde: segundo a responder; não mais restando participantes com esta cor passa-se para o amarelo: terceiro a responder; não mais restando participantes com esta cor passa-se para o azul: quarto e último a responder.
As demais cores seguem as mesmas regras da cor vermelha no que diz respeito à participação dos colegas na resposta e à passagem da vez.
O educador poderá participar logo após as respostas dos estudantes, acrescentando informações e recapitulando pontos das lições passadas que achar relevantes.
Se ao final houver participantes que não conseguiram o bombom, é interessante que o educador distribua para eles, sem que sejam expostos a constrangimentos. Explique também que a brincadeira não tem por finalidade medir quem aprendeu mais, e sim relembrar alguns pontos estudados.
Essa brincadeira foi realizada na classe de jovens da EBD 306, quando nos divertimos e aprendemos bastante.
Espero que você consiga ter sucesso caso queira aplicar a brincadeira em sua turma. E não se esqueça de compartilhar a experiência conosco neste blog.

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Religiões, seitas e heresias

Revista do 1º trimestre de 2014 - Editora Betel
Tema: Religiões, seitas e heresias: como identificar e refutar os falsos profetas e seus ensinos
Este é o assunto que a Editora Betel trará para estudarmos no próximo trimestre de 2014, o qual de antemão apresentamos aos nossos queridos leitores.

Palavra do comentarista
Olá, querido professor!
Neste trimestre conheceremos falsos ensinos praticados por diversos grupos, na sua grande maioria nascidos dentro do cristianismo, que se transformaram em seitas, cujas doutrinas heréticas torcem os ensinos das Sagradas Escrituras e consequentemente criam cismas e grupos de apóstatas.
A escolha do título de cada lição levou em consideração alguns dados importantes, tais como: Brasília é considerada a capital mundial do esoterismo; O Brasil é considerado o maior país espírita do mundo; O Brasil é o segundo país no mundo em números de adeptos das Testemunhas de Jeová; A religião que mais cresce no mundo não é o Cristianismo, mas o Islamismo; Há aproximadamente dez milhões de Mórmons espalhados pelo mundo. Além destes fatos, há uma imensidão de heresias que sutilmente tentam entrar no seio da igreja, e por falta de conhecimento um número expressivo de cristãos tem dado ouvidos a tais ensinos.
O objetivo de cada lição neste trimestre é conhecer as heresias e citar as seitas que negam, de modo pertinaz, verdades da Bíblia Sagrada, e, à luz da Palavra de Deus, aprender a refutá-las. Assim, “estar... sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós” (1Pd 3.15).
Bons estudos e a paz do Senhor!

Sumário (clique nos links e veja os esboços)
01..................................................Como identificar e refutar as seitas e heresias
02..................................................Espiritismo, uma das seitas que mais crescem no Brasil
03..................................................As Testemunhas de Jeová
04..................................................Congregação Cristã no Brasil
05..................................................Mormonismo, a mais anticristã das seitas
06..................................................Adventismo do Sétimo Dia
07..................................................Catolicismo Romano
08..................................................Seicho-No-Iê, a seita oriental mais popular no Brasil
09..................................................Wicca, um nome moderno para a velha bruxaria
10..................................................O movimento da Nova-Era
11..................................................Islamismo, a segunda maior religião do mundo
12..................................................Budismo, e o seu crescimento sutil e silencioso
13..................................................Igreja Messiânica Mundial

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Um convite à alegria

Quais são os motivos que nos deixam alegres?
O que pode tirar nossa alegria?
Ao responder estas perguntas podemos avaliar o que significa alegria para nós. Para uns alegria é estar na moda, para outros é ser popular ou estar rodeado de amigos; decerto estas coisas podem até nos dar uma sensação de realização ou de bem estar, mas quando nos deparamos com situações difíceis em que pensamos não haver solução, a ideia que vem em nossas mentes é de desistir. Mas o que chama nossa atenção é que na Bíblia temos um leque de exemplos de homens perseverantes que lutaram e venceram as adversidades. 
Na carta do Apóstolo Paulo aos Filipenses vemos um homem com um coração cheio de alegria, transbordando de felicidade e otimismo. E o mais interessante é que estamos falando de um presidiário! Paulo, quando estava preso, escreveu esta carta aos irmãos em Cristo que moravam em Filipos, aproximadamente no ano 61 D.C. e o que percebemos é um homem que tinha certeza do amor de Deus e de sua obra em sua vida. A firme certeza de que Ele estará em todos os momentos de nossas vidas!
Felicidade depende de circunstâncias, mas a alegria do Senhor ultrapassa essa barreira. Neste trimestre estamos estudando as Cartas Paulinas e suas preciosas mensagens, venha conosco desfrutar destas maravilhosas lições e juntos vamos crescer e amadurecer explorando cada assunto abordado!
Até a próxima!

domingo, 10 de novembro de 2013

Uma jornada de fé

Revista do 1º trimestre de 2014 - Editora CPAD
Tema: Uma jornada de fé: a formação do povo de Israel e sua herança espiritual
Comentarista: Pr. Antônio Gilberto






Sumário das lições:
01..................................................O livro de Êxodo e o cativeiro de Israel no Egito
02..................................................Um libertador para Israel
03..................................................As pragas Divinas e as propostas ardilosas de faraó
04..................................................A celebração da primeira páscoa
05..................................................A travessia do Mar Vermelho
06..................................................A peregrinação de Israel no deserto até o Sinai
07..................................................Os dez mandamentos do Senhor
08..................................................Moisés, sua liderança e seus auxiliares
09..................................................Um lugar de adoração a Deus no deserto
10..................................................As leis civis entregues por Moisés aos israelitas
11..................................................Deus escolheu Arão e seus filhos para o sacerdócio
12..................................................A consagração dos sacerdotes
13..................................................O legado de Moisés


Livro de apoio do trimestre: Uma jornada de fé: Moisés, o Êxodo e o Caminho à Terra Prometida
Sinopse: O livro do Êxodo é famoso por mostrar o início da escravidão dos hebreus pelos egípcios, a escolha de Moisés como libertador e a forma como Deus retirou os hebreus do jugo egípcio. E nele, a figura de Moisés ocupa um lugar central. Moisés foi, sem dúvida alguma, uma das maiores personalidades e um dos maiores heróis da fé de todos os tempos. Nesta obra, acompanharemos a história de Moisés no Êxodo bem como o seu legado para o povo de Israel, para a humanidade como um todo e para a igreja até os dias de hoje.
Dados técnicos: formato: 14x 21cm, 160 páginas, acabamento: brochura, ISBN: 8526310926; valor com desconto, em 10 de novembro de 2013: R$13,97.
Autores: 
 Silas Daniel é pastor, jornalista, chefe de Jornalismo da CPAD e escritor. Autor dos livros Reflexão sobre a alma e o tempo, Habacuque a vitória da fé em meio ao caos, História da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil, Como vencer a frustração espiritual e A Sedução das Novas Teologias, todos títulos da CPAD, tendo este último conquistado o Prêmio Areté da Associação de Editores Cristãos (Asec) como Melhor Obra de Apologética Cristã no Brasil em 2008.
  Alexandre Coelho Galdino é ministro do evangelho, licenciado em Letras e Teologia. Professor universitário, ministra aula de Grego, Novo Testamento e Exegese na FAECAD. É chefe do Setor de Livros da CPAD, acadêmico em Direito e cursa MBA em Gerenciamento de Projetos na Fundação Getúlio Vargas.

Fontes: www.livrariacpad.com.br

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Reflexões cristãs

"Que nenhum homem despreze as crianças ou pense que são insignificantes. Eu reivindico o lugar da frente para elas. Elas são o futuro do mundo. O passado já se foi e não podemos alterá-lo. Até mesmo o presente já se foi à medida que o vivemos. Nossa esperança está no futuro; portanto abra espaço para as crianças, abra caminho para os meninos e meninas" (Charles Spurgeon).

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Nós utilizamos o Biblivre

Inicialmente, quando pensamos na ideia da biblioteca na igreja, nossa intenção era montar um pequeno acervo numa estante metálica, que seria instalada em uma das classes da EBD. Nesse caso, a catalogação do acervo seria feita por escrito, em caderno ou livro de atas. Porém, quando conversamos com o Pr. Joaquim, pudemos perceber que a ideia dele era bem mais ampla; ele propôs a compra de várias estantes, a serem montadas na parte anterior lateral, mais precisamente na entrada da igreja, local onde seria feita uma repartição exclusiva para a biblioteca. Pensando dessa maneira, fez-se necessário repensar o acervo, e, consequentemente, a catalogação. 
Começamos a pesquisar na internet alguns modelos para automação de bibliotecas, desde os mais simples aos mais complexos, dos pagos aos gratuitos. Chegamos ao Biblivre, o qual se mostrou mais adequado às nossas necessidades: "bom, bonito e barato" (gratuito).
Segue esta breve descrição do que é o Biblivre (retirada do site):
O programa Biblioteca Livre (BIBLIVRE) é um aplicativo que permite a inclusão digital do cidadão na sociedade da informação. Trata-se de um software para catalogação e a difusão de acervos de bibliotecas públicas e privadas, de variados portes. Além disso, qualquer pessoa pode compartilhar no sistema seus próprios textos, músicas, imagens e filmes. 
Por utilizar padrões internacionais de biblioteconomia e possibilitar a comunicação em rede de acervos, o sistema permite ao usuário acessar diferentes bibliotecas no mundo todo.
O sistema é licenciado como General Public Licence da Free Software Foundation (GPLv3) e foi desenvolvido pela Sociedade dos Amigos da Biblioteca Nacional (SABIN), com apoio da COPPE/UFRJ., no desenvolvimento do projeto nas versões, 1.0 e 2.0.
O projeto foi patrocinado inicialmente pela IBM-Brasil e desde 2007 seu patrocinador exclusivo é o Instituto Itaú Cultural. Sua versão 3.0 possui versões em Inglês e espanhol, além do português, para atender à crescente demanda de utilização do software em instituições no exterior.
Hoje, o BIBLIVRE é sucesso em todo o Brasil, assim como no exterior e, por sua extrema relevância cultural, vem se firmando como o aplicativo de escolha para a inclusão digital do cidadão.
Caso nosso querido leitor esteja interessado em implantar o sistema em sua igreja, biblioteca pessoal, comunitária, etc, encontrará mais informações no site:

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Tabela periódica da Bíblia

Esta tabela é uma ótima alternativa para memorização dos livros que compõem a Bíblia Sagrada. Além disso, é possível compreender a distribuição dos textos conforme a estrutura de composição, isto é: Pentateuco, Livros Históricos, Poéticos e Sapienciais, Profetas Maiores, e assim por diante. Podemos também fixar a tabela na parede ou mural das classes de jovens e adolescentes. Para isso, seria interessante imprimir a tabela em formato maior que o A4, facilitando, assim, a visualização.
A tabela abaixo está em baixa resolução, o que dificulta sua leitura. Clique AQUI para baixar a tabela em resolução maior.
Favor não utilizar a tabela para fins comerciais.

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Davi, a lâmpada de Israel

Revista do 4º trimestre de 2013 - Editora Betel
Tema: Davi,  a lâmpada de Israel: a incrível história de um rei segundo o coração de Deus

Palavra do comentarista
Neste trimestre va­mos estudar sobre a história de Davi, um personagem controver­so, mas imprescindível no trabalho de organi­zação e criação do povo de Deus no Antigo Testamento. Sua vida pode ser contada pensando no que o ho­mem é: em seu ponto mais alto e em seu ponto mais baixo. Seus Salmos exibem sua espiritualidade elevada, difícil de conciliar com sua vida de violência e pecados, como aquele que envolveu Bate-Seba. Porém, precisamos ver como um representante de sua época, em que era uma glória ser um guerreiro, matar e conquistar. Por essa razão as mulhe­res de Israel entoaram a seu respeito o cântico que dizia: “Saul feriu os seus milhares, porém Davi os seus dez milha­res” (1 Sm 18.7; 21.11).
Davi era bisneto de Rute e Boaz, e o mais jovem dentre oito irmãos. Sua responsabilidade dentro da economia da família, era a de um pastor, ocupação essa que lhe deu a coragem que ele veio a usar em seus anos como guerreiro, os quais consolidaram seu reinado (1 Sm 17.34,35). É possível que ao cuidar dos rebanhos ele tenha desenvolvido suas habilidades poéticas; e a vida nos cam­pos também lhe deu muitas metáforas, que ele inclui em seus Salmos, principal­mente no imortal Salmo 23.
Por isso, e muito mais, quero convidar a você aluno e professor da Escola Bíblica Dominical, para juntos aprendermos com as histórias do mavioso cantor de Israel a ter uma vida segundo a vontade de Deus.
Bons estudos e a paz do Senhor!

Comentarista: Pr. Abner de Cássio Ferreira
Presidente da CONEMAD/RJ (Convenção Estadual Ministério de Madureira no Estado do Rio de Janeiro); Presidente da Catedral Histórica das Assembleias de Deus do Mi­nistério de Madureira; 3º Vice-presidente da CONAMAD; Advogado; Bacharel em Te­ologia; Escritor; Articulista e Conferencista.

Sumário (clique nos links e veja os esboços)
01..................................................Davi, um homem segundo o coração de Deus
02..................................................Davi é ungido rei de Israel 
03..................................................Davi, o verdadeiro gigante
04..................................................Davi e Jônatas, amigos para sempre 
05..................................................Saul e Davi, dois reis e dois caminhos diferentes
06..................................................Cavernas: campo de treinamento de Deus para forjar campeões
07..................................................A sabedoria de Abigail e a justiça de Deus
08..................................................Davi: um israelita vivendo na terra dos filisteus
09..................................................O pecado de Davi com Bate-Seba 
10..................................................Sucessos no trabalho, fracassos na família
11..................................................Davi, a lâmpada de Israel 
12..................................................Quando Deus diz não 
13..................................................Davi, um homem escolhido por Deus


Fontes: www.editorabetel.com.br; www.ebdareiabranca.com

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Vencedores da gincana: "organizando a biblioteca"

Parabéns aos alunos da classe Shalom: Wemily Dib (1° lugar), Lucila Bezerra (2º) e Diego Henrique (3º). As professoras das classes de crianças, Wemily e Lucila, mostraram que conhecem bem a Palavra de Deus, acertando 100% dos livros que compõem a Bíblia Sagrada. A professora Wemily ficou com o primeiro lugar pelo critério tempo de conclusão da tabela, o qual serviu para desempate.
Àqueles alunos que não conseguiram completar a tabela periódica da Bíblia, esperamos que estudem um pouco mais, e quem sabe na próxima gincana consigam as primeiras colocações.



quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Professores 2013

Conheça os professores que atuam na EBD 306 em 2013 e suas respectivas classes.
Classe/professores
Cordeirinhos de Cristo: Keyla Borges, Lia
Guerreiros de Cristo: Lucila Bezerra, Wemily Dib
Lírio dos Vales: Wendy, Jane, Cardoso, Pb. Antônio Welton
Shalom: Jailson Silva, Joabe Matos
Heroínas da Fé: Liamar, Helena, Marinalva, Luciene
Heróis da Fé: Pr. Joaquim, Pr. Edvaldo, Pb. Boaventura, Dc. Marcione
Atualmente temos uma média de três professores por classe, e isso é muito bom; sinal de que o ministério do ensino cristão desperta interesse e tem a primazia entre os servos de Deus.
Caso você, estudante da Palavra de Deus, queira fazer parte do corpo docente da EBD, seguem alguns requisitos a serem observados (não somente na AD306, mas em todas as igrejas comprometidas com o Reino de Deus):
  • Observar se há necessidade de novos professores;
  • Ser um crente salvo em Cristo Jesus;
  • Ser cheio do Espírito Santo;
  • Ter bom testemunho;
  • Ser membro da igreja;
  • Querer servir ao Senhor;
  • Ser aplicado ao estudo da Bíblia, sua história, doutrina e assuntos relacionados ao bom desempenho da educação cristã;
  • Frequentar as reuniões de estudo para professores;
  • Participar da formação continuada em educação cristã, seja em seminários, palestras, estudos bíblicos e/ou formação teológica sistematizada (médio e superior em Teologia).
"O Espírito diz claramente que nos últimos tempos alguns abandonarão a fé e seguirão espíritos enganadores e doutrinas de demônios. Tais ensinamentos vêm de homens hipócritas e mentirosos, que têm a consciência cauterizada e proíbem o casamento e o consumo de alimentos que Deus criou para serem recebidos com ação de graças pelos que creem e conhecem a verdade. Pois tudo o que Deus criou é bom, e nada deve ser rejeitado, se for recebido com ação de graças, pois é santificado pela palavra de Deus e pela oração. 
Se você transmitir essas instruções aos irmãos, será um bom ministro de Cristo Jesus, nutrido com as verdades da fé e da boa doutrina que tem seguido. Rejeite, porém, as fábulas profanas e tolas, e exercite-se na piedade."
 (1 Timóteo 4:1-7, NVI)

domingo, 11 de agosto de 2013

Fotos: Dia dos Pais

Hoje chegamos bem cedinho à igreja, para preparar o mais especial dos cafés. Com a colaboração de todos os departamentos, preparamos um banquete repleto de cores, sabores e sentimentos, porque o que nos move é o amor de Cristo, e a Ele somos gratos pela família que temos.
O café começou a ser servido às 08 horas e encerrado às 09 horas e 10 minutos, mas antes houve uma breve palavra da irmã Helena e oração iniciada pelo Pr. Joaquim. Alguns pais chegaram mais tarde, e nem por isso deixaram de participar do café, já que a mesa estava tão farta que sobrou até para depois das aulas. 
Nada melhor do que uma mesa preparada e uma Palavra abençoada na EBD; ser alimentado duplamente: materialmente e espiritualmente.
Segue um pequeno texto de Provérbios para reflexão.
"Meu filho, se o seu coração for sábio, o meu coração se alegrará.
Sentirei grande alegria quando os seus lábios falarem com retidão.
Não inveje os pecadores em seu coração; melhor será que tema sempre ao Senhor.
Se agir assim, certamente haverá bom futuro para você, e a sua esperança não falhará.
Ouça, meu filho, e seja sábio; guie o seu coração pelo bom caminho.
Não ande com os que se encharcam de vinho, nem com os que se empanturram de carne.
Pois os bêbados e os glutões se empobrecerão, e a sonolência os vestirá de trapos.
Ouça o seu pai, que o gerou; não despreze sua mãe quando ela envelhecer.
Compre a verdade e não abra mão dela, nem tampouco da sabedoria, da disciplina e do discernimento.
O pai do justo exultará de júbilo; quem tem filho sábio nele se alegra.
Bom será que se alegrem seu pai e sua mãe e que exulte a mulher que o deu à luz!"
(Provérbios 23:15-25)

(Para ampliar as fotos clique sobre as mesmas)