sábado, 14 de julho de 2012

A Arca de Johan Huibers

Milionário constrói réplica da arca de Noé descrita na Bíblia
O milionário holandês, Johan Huibers, é dono de uma empresa de construção civil, em Dordrecht, perto da capital, Amsterdã. Ele decidiu construir uma réplica da arca de Noé seguindo passo a passo as instruções encontradas no Livro de Gênesis sobre a Arca original; e fez isso pela segunda vez.
Sua primeira versão da “Arca de Noé” começou a ser feita em 1992, quando sonhou que a Holanda seria inundada pelas águas. “Naquela manhã, acordei decidido a me preparar para a pior das possibilidades”, lembra.
Embora reconheça que sua arca não seria a solução ideal para sobreviver a um dilúvio, sua primeira tentativa resultou em uma arca que tinha metade das proporções originais, algo que foi corrigido na segunda versão, que custou aproximadamente um milhão e meio de dólares.
Quando a primeira foi concluída, tornou-se uma espécie de cartão postal da região, e atraiu cerca de 600.000 espectadores, que tiveram que pagar uma entrada para vê-la. O sucesso foi tanto, que em 2008 Huibers começou a construir a nova versão, que ficou pronta este ano.
A arca é descrita na bíblia medindo 300 côvados de comprimento por 50 de largura e 30 de altura. O côvado é uma antiga medida, muito usada por diversos povos antigos, que é a distância entre o cotovelo e o dedo médio de um homem. Assim, Johan usou suas próprias medidas, deixando a arca com aproximadamente 140 metros de comprimento, 23 de largura e 14 de altura.
A intenção inicial de Johan era levar 3000 mil pessoas na arca até Londres para as Olimpíadas, mas por questões de segurança não recebeu autorização do corpo de bombeiros.
Atualmente os planos são mais modestos, abrir um pequeno zoológico dentro da embarcação para turistas. No local os visitantes também vão saber mais sobre as histórias da bíblia e a importância da fé.



Nenhum comentário:

Postar um comentário