segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Projeto biblioteca na Escola Bíblica Dominical

É muito comum, principalmente entre pastores e educadores cristãos, a queixa de que os alunos da EBD e membros da igreja não costumam ler As Sagradas Escrituras. São poucos os adultos que relatam terem realizado a leitura da Bíblia por completo, os jovens nem se fala, as crianças, impossível.
A pergunta talvez não deva ser "quem leu a Bíblia essa semana?" ou mesmo "alguém estudou a lição da revista?", e sim, "por que não leu a Bíblia essa semana?", "a lição da revista não te atrai, não te interessa?". As respostas poderiam ser: "não tive tempo"; não me lembrei"; "não gosto dessa revista, é muito repetitiva"; "não encontrei minha revista"; "minha Bíblia ficou na igreja." Isso tudo pra citar apenas um pouco do que ouvimos constantemente.
A resposta mais coerente para o pouco interesse pela leitura bíblica e demais publicações cristãs é bem simples: NÃO LEIO PORQUE NÃO GOSTO DE LER. 
Definição de GOSTO de acordo com o dicionário web: 
fonte: http://www.dicionarioweb.com.br/gosto.html 
v. i.
Achar sabor agradável: gostar de trutas.
Sentir prazer: gosto de passear.
Ter amizade: gosto da minha Antônia.
Ter inclinação.
Usar.
Dar-se bem: gostar da convivência.
V. t.
Provar; experimentar.
Ter satisfação com.
(Lat. gustare)
Gostar tem relação com provar, experimentar, ter satisfação, ter inclinação, sentir prazer. 
Pergunte a uma criança o que ela prefere: assistir TV ou ler uma estória? A resposta provavelmente será a primeira opção, porque a criança, até então, só teve contato com a TV. Pergunte a uma criança se ela prefere suco ou refrigerante. É óbvio que a criança escolhe o refrigerante, pois foi o gosto pelo "refri" (para os íntimos) que ela adquiriu dos pais. Isso mesmo, estamos comparando o gosto através do paladar com o gosto através da visão. Ambos são aprendidos e apreciados. Só depende dos estímulos.
Foi pensando no estímulo à leitura de textos bíblicos desde os primeiros passos da criança que propomos ao nosso pastor a criação da Biblioteca na Escola Bíblica Dominical, conforme projeto abaixo relacionado.

Projeto biblioteca 2012 from liriovales

Publicado por: Joabe Matos Viana

Nenhum comentário:

Postar um comentário