domingo, 23 de março de 2014

Igreja Messiânica Mundial

Lição 13: domingo, 30 de março de 2014
"Solo Sagrado" - construção da Igreja Messiânica Mundial, em Guarapiranga, SP.
Texto Áureo
“Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim”. (João 14:6)
Verdade Aplicada
Jesus é a verdade do caminho pelo qual os homens devem retornar a Deus. Portanto, Ele é o exemplo supremo e o Ilus­trador desse caminho.
Objetivos da Lição
  • Fazer conhecida a origem da Igreja Messiânica Mundial;
  • Combater a heresia das “Três Colunas da Salvação”, confor­me ensino da Igreja Messiânica Mundial;
  • Refutar as principais heresias da Igreja Messiânica Mundial.
Textos de Referência
(Almeida Revisada)
João 14:1   Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.
João 14:2   Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito; vou preparar-vos lugar.
João 14:3   E, se eu for e vos prepa­rar lugar, virei outra vez, e vos tomarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.
João 14:4   E para onde eu vou vós conheceis o caminho.
João 14:5   Disse-lhe Tomé: Se­nhor, não sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho?
(Nova Versão Internacional)
João 14:1   "Não se perturbe o coração de vocês. Creiam em Deus; creiam também em mim.
João 14:2   Na casa de meu Pai há muitos aposentos; se não fosse assim, eu lhes teria dito. Vou preparar-lhes lugar.
João 14:3   E se eu for e lhes preparar lugar, voltarei e os levarei para mim, para que vocês estejam onde eu estiver.
João 14:4   Vocês conhecem o caminho para onde vou".
João 14:5   Disse-lhe Tomé: "Senhor, não sabemos para onde vais; como então podemos saber o caminho? "
(NTLH)
João 14:1   Jesus disse: — Não fiquem aflitos. Creiam em Deus e creiam também em mim. 
João 14:2   Na casa do meu Pai há muitos quartos, e eu vou preparar um lugar para vocês. Se não fosse assim, eu já lhes teria dito. 
João 14:3   E, depois que eu for e preparar um lugar para vocês, voltarei e os levarei comigo para que onde eu estiver vocês estejam também. 
João 14:4   E vocês conhecem o caminho para o lugar aonde eu vou.
João 14:5   Então Tomé perguntou: — Senhor, nós não sabemos aonde é que o senhor vai. Como podemos saber o caminho?

Leituras Complementares (NVI)
Segunda
Todo aquele que pratica o pecado transgride a Lei; de fato, o pecado é a transgressão da Lei.
1 João 3:4
Terça
Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem.
Romanos 12:21
Quarta
Toda injustiça é pecado, mas há pecado que não leva à morte.
1 João 5:17
Quinta
Pensem nisto, pois: Quem sabe que deve fazer o bem e não o faz, comete pecado.
Tiago 4:17
Sexta
Aquele que pratica o pecado é do diabo, porque o diabo vem pecando desde o princípio. Para isso o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do diabo.
1 João 3:8
Sábado
Pois do coração saem os maus pensamentos, os homicídios, os adultérios, as imoralidades sexuais, os roubos, os falsos testemunhos e as calúnias.
Mateus 15:19

Textos bíblicos do corpo da lição (NVI)
Introdução
1. Origem e história da Igreja Messiânica Mundial
1.1. Fundador da Igreja Messiânica Mundial

Estava chegando ao mundo a verdadeira luz, que ilumina todos os homens.
João 1:9
Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.
Romanos 8:29
Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade,
mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei.
Gálatas 5:22-23

1.2. Livro sagrado
1.3. Igreja Messiânica Mundial no Brasil

2. Igreja Messiânica Mundial no Brasil e “As três colunas da salvação”
2.1. O Johrei
Portanto, se o Filho os libertar, vocês de fato serão livres.
João 8:36
2.2. Agricultura natural
Portanto, não permitam que ninguém os julgue pelo que vocês comem ou bebem, ou com relação a alguma festividade religiosa ou à celebração das luas novas ou dos dias de sábado.
Colossenses 2:16

Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; pois o santuário de Deus, que são vocês, é sagrado.
1 Coríntios 3:17
O que entra pela boca não torna o homem ‘impuro’; mas o que sai de sua boca, isto o torna ‘impuro’ ".
Mateus 15:11
Mas as coisas que saem da boca vêm do coração, e são essas que tornam o homem ‘impuro’.
Pois do coração saem os maus pensamentos, os homicídios, os adultérios, as imoralidades sexuais, os roubos, os falsos testemunhos e as calúnias.
Mateus 15:18-19

2.3. O belo
E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará".
João 8:32

3. A teologia da Igreja Messiânica Mundial
3.1. Deus
Mas o Senhor Deus chamou o homem, perguntando: "Onde está você? "
Gênesis 3:9
Deus disse a Noé: "Darei fim a todos os seres humanos, porque a terra encheu-se de violência por causa deles. Eu os destruirei juntamente com a terra.
Gênesis 6:13
Depois disso a palavra do Senhor veio a Elias:
"Saia daqui, vá para o leste e esconda-se perto do riacho de Querite, a leste do Jordão.
Você beberá do riacho, e dei ordens aos corvos para o alimentarem lá".
E ele fez o que o Senhor lhe tinha dito. Foi para o riacho de Querite, a leste do Jordão, e ficou por lá.
Os corvos lhe traziam pão e carne de manhã e de tarde, e ele bebia água do riacho.
1 Reis 17:2-6
No princípio Deus criou os céus e a terra.
Gênesis 1:1
No princípio firmaste os fundamentos da terra, e os céus são obras das tuas mãos.
Salmos 102:25
Tudo isso foi mostrado a vocês para que soubessem que o Senhor é Deus; e que não há outro além dele.
Deuteronômio 4:35
3.1. Jesus Cristo
a fim de que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reine pela justiça para conceder vida eterna, mediante Jesus Cristo, nosso Senhor.
Romanos 5:21

Onde está, então, o motivo de vanglória? É excluído. Baseado em que princípio? No da obediência à lei? Não, mas no princípio da fé.
Romanos 3:27
Porei inimizade entre você e a mulher, entre a sua descendência e o descendente dela; este lhe ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar".
Gênesis 3:15
Simeão o tomou nos braços e louvou a Deus, dizendo:
"Ó Soberano, como prometeste, agora podes despedir em paz o teu servo.
Pois os meus olhos já viram a tua salvação,
Lucas 2:28-30

3.3. A salvação
Se é somente para esta vida que temos esperança em Cristo, dentre todos os homens somos os mais dignos de compaixão.
1 Coríntios 15:19

Conclusão

Plano de aula expositiva (PDF) - Editora Betel

Nenhum comentário:

Postar um comentário