quinta-feira, 8 de maio de 2014

Superando o complexo de inferioridade

Lição 10, domingo, 08 de junho de 2014
Texto Áureo
“E ele lhe disse: Ai, Senhor meu, com que livrarei a Israel? Eis que a minha família é a mais po­bre em Manassés, e eu, o menor na casa de meu pai.” (Juízes 6:15)
Verdade Aplicada
O complexo de inferioridade nos torna incapazes de perce­ber nosso verdadeiro potencial.
Objetivos da Lição
  •    Definir o que é complexo de inferioridade;
  •    Explicar os perigos dessa enfermidade;
  •    Apresentar o caminho para a cura.
Textos de Referência
(Almeida Revisada)
Juízes 6:11   Então o anjo do Senhor veio, e sentou-se debaixo do carvalho que estava em Ofra e que pertencia a Joás, abiezrita, cujo filho Gideão estava malhando o trigo no lagar para o esconder dos midianitas.
Juízes 6:12   Apareceu-lhe então o anjo do Senhor e lhe disse: O Senhor é contigo, ó homem valoroso.
Juízes 6:13   Gideão lhe respondeu: Ai, senhor meu, se o Senhor é conosco, por que tudo nos sobreveio? e onde estão todas as suas maravilhas que nossos pais nos contaram, dizendo: Não nos fez o Senhor subir do Egito? Agora, porém, o Senhor nos desamparou, e nos entregou na mão de Midiã.
Juízes 6:14   Virou-se o Senhor para ele e lhe disse: Vai nesta tua força, e livra a Israel da mão de Midiã; porventura não te envio eu?
Juízes 6:15   Replicou-lhe Gideão: Ai, senhor meu, com que livrarei a Israel? eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu o menor na casa de meu pai.

(Nova Versão Internacional)
Juízes 6:11   Então o Anjo do Senhor veio e sentou-se sob a grande árvore de Ofra, que pertencia ao abiezrita Joás. Gideão, filho de Joás, estava malhando o trigo num tanque de prensar uvas, para escondê-lo dos midianitas.
Juízes 6:12   Então o anjo do Senhor apareceu a Gideão e lhe disse: "O Senhor está com você, poderoso guerreiro".
Juízes 6:13   "Ah, Senhor", Gideão respondeu, "se o Senhor está conosco, por que aconteceu tudo isso? Onde estão todas as suas maravilhas que os nossos pais nos contam quando dizem: ‘Não foi o Senhor que nos tirou do Egito? ’ Mas agora o Senhor nos abandonou e nos entregou nas mãos de Midiã".
Juízes 6:11   O Senhor se voltou para ele e disse: "Com a força que você tem, vá libertar Israel das mãos de Midiã. Não sou eu quem o está enviando? "
Juízes 6:15   "Ah, Senhor", respondeu Gideão, "como posso libertar Israel? Meu clã é o menos importante de Manassés, e eu sou o menor da minha família".

(NTLH)
Juízes 6:11   Então o Anjo do Senhor veio e sentou-se debaixo de um carvalho que havia perto do povoado de Ofra. Esse carvalho pertencia a Joás, que era da família de Abiezer. O seu filho, Gideão, estava malhando trigo no tanque de pisar uvas, escondido, para que os midianitas não o encontrassem. 
Juízes 6:12   Então o Anjo do Senhorapareceu a ele e disse: — Você é corajoso, e o Senhor está com você!
 Juízes 6:13   Gideão respondeu: — Se o Senhor Deus está com o nosso povo, por que está acontecendo tudo isso com a gente? Onde estão aquelas coisas maravilhosas que os nossos antepassados nos contaram que o Senhor costumava fazer quando nos trouxe do Egito? Ele nos abandonou e nos entregou aos midianitas.
 Juízes 6:14   Então o Senhor Deus ordenou a Gideão: — Vá com toda a sua força e livre o povo de Israel dos midianitas. Sou eu quem está mandando que você vá.
Juízes 6:15   Gideão respondeu: — Senhor, como posso libertar Israel? A minha família é a mais pobre da tribo de Manassés, e eu sou a pessoa menos importante da minha família.

Leituras Complementares (NVI)
Segunda
De novo os israelitas fizeram o que o Senhor reprova, e durante sete anos ele os entregou nas mãos dos midianitas.
Juízes 6:1
Terça
Os midianitas dominaram Israel; por isso os israelitas fizeram para si esconderijos nas montanhas, nas cavernas e nas fortalezas.
Juízes 6:2
Quarta
ele lhes enviou um profeta, que disse: "Assim diz o Senhor, o Deus de Israel: ‘Tirei vocês do Egito, da terra da escravidão.
Juízes 6:8
Quinta
Eu os livrei do poder do Egito e das mãos de todos os seus opressores. Expulsei-os e dei a vocês a terra deles.
Juízes 6:9
Sexta
e ouça o que estiverem dizendo. Depois disso você terá coragem para atacar". Então ele e o seu servo Pura desceram até os postos avançados do acampamento.
Juízes 7:11
Sábado
Quando Gideão ouviu o sonho e a sua interpretação, adorou a Deus. Voltou para o acampamento de Israel e gritou: "Levantem-se! O Senhor entregou o acampamento midianita nas suas mãos".
Juízes 7:15

Textos bíblicos do corpo da lição (NVI)
Introdução
1. O que provoca o complexo de inferioridade

"eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente."
João 10:10

1.1. Os principais sintomas do complexo de inferioridade
1.2. Complexo de inferioridade na igreja
[Juízes 6:15]
1.3. Como se comporta quem sofre desta enfermidade

2. Gideão e o Anjo do Senhor
[Juízes 6:15]
De novo os israelitas fizeram o que o Senhor reprova, e durante sete anos ele os entregou nas mãos dos midianitas.
Juízes 6:1
Assim como a água reflete o rosto, o coração reflete quem somos nós.
Provérbios 27:19

[Juízes 6:13]

2.1. Sentimento de negatividade
Sempre que os israelitas faziam as suas plantações, os midianitas, os amalequitas e outros povos da região a leste deles as invadiam.
Juízes 6:3
Os midianitas dominaram Israel; por isso os israelitas fizeram para si esconderijos nas montanhas, nas cavernas e nas fortalezas.
Juízes 6:2
2.2. Sentimento de impotência
Por causa de Midiã, Israel empobreceu tanto que os israelitas clamaram por socorro ao Senhor.
Juízes 6:6
2.3. A ação de Graça sobre o complexo de inferioridade
[Juízes 6:11]

3. O caminho para curar-se do complexo de inferioridade
3.1. Como se vê o indivíduo que sofre com esse problema
"Ah, Senhor", respondeu Gideão, "como posso libertar Israel? Meu clã é o menos importante de Manassés, e eu sou o menor da minha família".
Juízes 6:15
E Gideão prosseguiu: "Se de fato posso contar com o teu favor, dá-me um sinal de que és tu que está falando comigo.
Juízes 6:17
pois ele só pensa nos gastos. Ele lhe diz: "Coma e beba! ", mas não fala com sinceridade.
Provérbios 23:7
3.2. Ação do complexo de inferioridade na personalidade
3.3. Como Deus age nos casos de complexo de inferioridade

Conclusão

Plano de aula expositiva (PDF)  -  Editora Betel

Nenhum comentário:

Postar um comentário