quinta-feira, 8 de maio de 2014

Combatendo a depressão, o mal do século

Lição 07, domingo, 18 de maio de 2014
Texto Áureo
“Tira a minha alma da prisão, para que louve o teu nome; os justos me rodearão, pois me fizeste bem”. (Salmos 142:7)
Verdade Aplicada
A depressão pode ser caracte­rizada por um sentimento de vazio existencial e abandono da parte de Deus.
Objetivos da Lição
  •    Definir o que é depressão;
  •    Mostrar como a solidão pode ser resultado do pecado e levar o homem à depressão;
  •    Mostrar qual o caminho para encontrar a cura em Cristo.
Textos de Referência
(Almeida Revisada)
Salmos 51:1   Compadece-te de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas tansgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias.
Salmos 51:5   Eis que eu nasci em iniqüidade, e em pecado me concedeu minha mãe.
Salmos 51:14   Livra-me dos crimes de sangue, ó Deus, Deus da minha salvação, e a minha língua cantará alegremente a tua justiça.
(Nova Versão Internacional)
Salmos 51:1   Tem misericórdia de mim, ó Deus, por teu amor; por tua grande compaixão apaga as minhas transgressões.
Salmos 51:5   Sei que sou pecador desde que nasci, sim, desde que me concebeu minha mãe.
Salmos 51:14   Livra-me da culpa dos crimes de sangue, ó Deus, Deus da minha salvação! E a minha língua aclamará à tua justiça.
(NTLH)
Salmos 51:1   Por causa do teu amor, ó Deus, tem misericórdia de mim. Por causa da tua grande compaixão apaga os meus pecados.
Salmos 51:5   De fato, tenho sido mau desde que nasci; tenho sido pecador desde o dia em que fui concebido.
Salmos 51:14   Ó Deus, meu Salvador, livra-me da morte, e com alegria eu anunciarei a tua salvação!

Leituras Complementares
Segunda
Tem misericórdia de mim, ó Deus, por teu amor; por tua grande compaixão apaga as minhas transgressões.
Lava-me de toda a minha culpa e purifica-me do meu pecado.
Pois eu mesmo reconheço as minhas transgressões, e o meu pecado sempre me persegue.
Contra ti, só contra ti, pequei e fiz o que tu reprovas, de modo que justa é a tua sentença e tens razão em condenar-me.
Sei que sou pecador desde que nasci, sim, desde que me concebeu minha mãe.
Sei que desejas a verdade no íntimo; e no coração me ensinas a sabedoria.
Salmos 51:1-6
Terça
Purifica-me com hissopo, e ficarei puro; lava-me, e mais branco do que a neve serei.
Faze-me ouvir de novo júbilo e alegria; e os ossos que esmagaste exultarão.
Esconde o rosto dos meus pecados e apaga todas as minhas iniqüidades.
Cria em mim um coração puro, ó Deus, e renova dentro de mim um espírito estável.
Não me expulses da tua presença, nem tires de mim o teu Santo Espírito.
Devolve-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito pronto a obedecer.
Então ensinarei os teus caminhos aos transgressores, para que os pecadores se voltem para ti.
Livra-me da culpa dos crimes de sangue, ó Deus, Deus da minha salvação! E a minha língua aclamará à tua justiça.
Ó Senhor, dá palavras aos meus lábios, e a minha boca anunciará o teu louvor.
Salmos 51:7-15
Quarta
Não te deleitas em sacrifícios nem te agradas em holocaustos, se não eu os traria.
Os sacrifícios que agradam a Deus são um espírito quebrantado; um coração quebrantado e contrito, ó Deus, não desprezarás.
Por tua boa vontade faze Sião prosperar; ergue os muros de Jerusalém.
Então te agradarás dos sacrifícios sinceros, das ofertas queimadas e dos holocaustos; e novilhos serão oferecidos sobre o teu altar.
Salmos 51:16-19
Quinta
Contigo também, Senhor, está a fidelidade. É certo que retribuirás a cada um conforme o seu procedimento.
Salmos 62:12
Sexta
Todo o que o Pai me der virá a mim, e quem vier a mim eu jamais rejeitarei.
João 6:37
Sábado
Todo aquele que é nascido de Deus não pratica o pecado, porque a semente de Deus permanece nele; ele não pode estar no pecado, porque é nascido de Deus.
1 João 3:9

Introdução
1. Depressão, o que é isso?
e entrou no deserto, caminhando um dia. Chegou a um pé de giesta, sentou-se debaixo dele e orou, pedindo a morte. "Já tive o bastante, Senhor. Tira a minha vida; não sou melhor do que os meus antepassados. "
1 Reis 19:4
1.1. Depressão patológica
"Pereça o dia do meu nascimento e a noite em que se disse: ‘Nasceu um menino! ’
Jó 3:3
Maldito seja o dia em que eu nasci! Jamais seja abençoado o dia em que minha mãe me deu à luz!
Jeremias 20:14
1.2. Depressão neurótica ou psicótica
1.3. Outros tipos de depressão

2. A depressão de Davi
Depois de rejeitar Saul, levantou-lhes Davi como rei, sobre quem testemunhou: ‘Encontrei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração; ele fará tudo o que for da minha vontade’.
Atos 13:22
Satanás levantou-se contra Israel e levou Davi a fazer um recenseamento do povo.
Davi disse a Joabe e aos outros comandantes do exército: "Vão e contem os israelitas desde Berseba até Dã e tragam-me um relatório para que eu saiba quantos são".
Joabe, porém, respondeu: "Que o Senhor multiplique o povo dele por cem. Ó rei, meu senhor, não são, porventura, todos eles súditos do meu senhor? Por que o meu senhor deseja fazer isso? Por que deveria trazer culpa sobre Israel? "
Mas a palavra do rei prevaleceu, de modo que Joabe partiu, percorreu todo o Israel e então voltou a Jerusalém.
Joabe apresentou a Davi o relatório com o número dos homens de combate: Em todo o Israel havia um milhão e cem mil homens habilitados para o serviço militar, sendo quatrocentos e setenta mil de Judá.
Mas Joabe não incluiu as tribos de Levi e de Benjamim na contagem, pois a ordem do rei lhe parecera absurda.
Essa ordem foi reprovada por Deus, e por isso ele puniu Israel.
Então Davi disse a Deus: "Pequei gravemente com o que fiz. Agora eu te imploro que perdoes o pecado do teu servo, porque cometi uma grande loucura! "
O Senhor disse a Gade, o vidente de Davi:
"Vá dizer a Davi: ‘Assim diz o Senhor: Estou lhe dando três opções. Escolha uma delas, e eu a executarei contra você’ ".
Então Gade foi a Davi e lhe disse: "Assim diz o Senhor: ‘Escolha:
três anos de fome, três meses fugindo de seus adversários, perseguido pela espada deles, ou três dias da espada do Senhor, isto é, três dias de praga, com o anjo do Senhor assolando todas as regiões de Israel’. Decida agora como devo responder àquele que me enviou".
Davi respondeu: "É grande a minha angustia! Prefiro cair nas mãos do Senhor, pois é grande a sua misericórdia, e não nas mãos dos homens".
Então o Senhor enviou uma praga sobre Israel, e setenta mil homens de Israel morreram.
E Deus enviou um anjo para destruir Jerusalém. Mas, quando o anjo ia fazê-lo, o Senhor olhou e arrependeu-se de trazer a catástrofe, e ele disse ao anjo destruidor: "Pare! Já basta! " Naquele momento o anjo do Senhor estava perto da eira de Araúna, o jebuseu.
Davi olhou para cima e viu o anjo do Senhor entre o céu e a terra, com uma espada na mão erguida sobre Jerusalém. Então Davi e as autoridades de Israel, vestidos de luto, prostraram-se, rosto em terra.
Davi disse a Deus: "Não fui eu que ordenei contar o povo? Fui eu que pequei e fiz o mal. Estes não passam de ovelhas. O que eles fizeram? Ó Senhor meu Deus, que o teu castigo caia sobre mim e sobre a minha família, mas não sobre o teu povo! "
1 Crônicas 21:1-17
Na primavera, época em que os reis saíam para a guerra, Davi enviou para a batalha Joabe com seus oficiais e todo o exército de Israel; e eles derrotaram os amonitas e cercaram Rabá. Mas Davi permaneceu em Jerusalém.
Uma tarde Davi levantou-se da cama e foi passear pelo terraço do palácio. Do terraço viu uma mulher muito bonita tomando banho,
e mandou alguém procurar saber quem era ela. Disseram-lhe: "É Bate-Seba, filha de Eliã e mulher de Urias, o hitita".
Davi mandou que a trouxessem, e se deitou com ela, que havia acabado de se purificar da impureza da sua menstruação. Depois, voltou para casa.
2 Samuel 11:1-4
[Salmos 51]
2.1. O resultado do pecado
Por que você desprezou a palavra do Senhor, fazendo o que ele reprova? Você matou Urias, o hitita, com a espada dos amonitas e ficou com a mulher dele.
2 Samuel 12:9
Abismo chama abismo ao rugir das tuas cachoeiras; todas as tuas ondas e vagalhões se abateram sobre mim.
Salmos 42:7
Puseste-me na cova mais profunda, na escuridão das profundezas.
Salmos 88:6
2.2. O pecado cega

[Salmos 51:1]

2.3. O reconhecimento do pecado

3. O arrependimento
[Salmos 51:1]

Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus;
Efésios 2:8
[1 João 3:9]
Assim sendo, aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade. Hebreus 4:16

3.1. A tristeza diante do pecado
As cordas da morte me envolveram, as angústias do Sheol vieram sobre mim; aflição e tristeza me dominaram.
Salmos 116:3

[Salmos 51:3]

3.2. Restaurado do pecado
[Salmos 51:6-10]
[Salmos 51:7-8]
Então as moças dançarão de alegria, como também os jovens e os velhos. Transformarei o lamento deles em júbilo; eu lhes darei consolo e alegria em vez de tristeza.
Jeremias 31:13
3.3. Anelo pela comunhão com Deus
[Salmos 51:5]
[Salmos 51:13]

O Senhor não demora em cumprir a sua promessa, como julgam alguns. Pelo contrário, ele é paciente com vocês, não querendo que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento.
2 Pedro 3:9
Todo o que o Pai me der virá a mim, e quem vier a mim eu jamais rejeitarei.
João 6:37

Conclusão
Ó Senhor, dá palavras aos meus lábios, e a minha boca anunciará o teu louvor.
Salmos 51:15

Plano de aula expositiva (PDF) – Editora Betel

Nenhum comentário:

Postar um comentário