quarta-feira, 11 de junho de 2014

Perdão, o antídoto para o rancor

Lição 12, domingo, 22 de junho de 2014
Texto Áureo
“E, levantando-se, foi para seu pai; e, quando ainda estava lon­ge, viu-o seu pai, e se moveu de íntima compaixão, e, correndo, lançou-se lhe ao pescoço, e o beijou.” (Lucas 15:20)
Verdade Aplicada
O perdão é remédio para o ran­cor, e o combustível do perdão é o amor.
Objetivos da Lição
  •    Explicar o que é rancor;
  •    Mostrar como se desenvolve o rancor;
  •    Apontar o caminho para a cura.
Textos de Referência
(Almeida Revisada)
Lucas 15:11   Disse-lhe mais: Certo homem tinha dois filhos.
Lucas 15:12   O mais moço deles disse ao pai: Pai, dá-me a parte dos bens que me toca. Repartiu-lhes, pois, os seus haveres.
Lucas 15:20   Levantou-se, pois, e foi para seu pai. Estando ele ainda longe, seu pai o viu, encheu-se de compaixão e, correndo, lançou-se-lhe ao pescoço e o beijou.
Lucas 15:29   Ele, porém, respondeu ao pai: Eis que há tantos anos te sirvo, e nunca transgredi um mandamento teu; contudo nunca me deste um cabrito para eu me regozijar com meus amigos;
(Nova Versão Internacional)
Lucas 15:11   Jesus continuou: "Um homem tinha dois filhos.
Lucas 15:12   O mais novo disse ao seu pai: ‘Pai, quero a minha parte da herança’. Assim, ele repartiu sua propriedade entre eles.
Lucas 15:20   A seguir, levantou-se e foi para seu pai. "Estando ainda longe, seu pai o viu e, cheio de compaixão, correu para seu filho, e o abraçou e beijou.
Lucas 15:29   Mas ele respondeu ao seu pai: ‘Olha! todos esses anos tenho trabalhado como um escravo ao teu serviço e nunca desobedeci às tuas ordens. Mas tu nunca me deste nem um cabrito para eu festejar com os meus amigos.
(NTLH)
Lucas 15:11   E Jesus disse ainda: — Um homem tinha dois filhos.
Lucas 15:12   Certo dia o mais moço disse ao pai: “Pai, quero que o senhor me dê agora a minha parte da herança.” — E o pai repartiu os bens entre os dois.
 Lucas 15:20   Então saiu dali e voltou para a casa do pai. — Quando o rapaz ainda estava longe de casa, o pai o avistou. E, com muita pena do filho, correu, e o abraçou, e beijou. 
Lucas 15:29   Mas ele respondeu: “Faz tantos anos que trabalho como um escravo para o senhor e nunca desobedeci a uma ordem sua. Mesmo assim o senhor nunca me deu nem ao menos um cabrito para eu fazer uma festa com os meus amigos. 

Leituras complementares (NVI)
Segunda
A árvore boa não pode dar frutos ruins, nem a árvore ruim pode dar frutos bons.
Toda árvore que não produz bons frutos é cortada e lançada ao fogo.
Mateus 7:18-19
Terça
Quando você atravessar as águas, eu estarei com você; e, quando você atravessar os rios, eles não o encobrirão. Quando você andar através do fogo, você não se queimará; as chamas não o deixarão em brasas.
Isaías 43:2
Quarta
"Vocês ouviram o que foi dito: ‘Ame o seu próximo e odeie o seu inimigo’.
Mas eu lhes digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem,
Mateus 5:43-44
Quinta
Mas quando volta para casa esse seu filho, que esbanjou os teus bens com as prostitutas, matas o novilho gordo para ele! ’
"Disse o pai: ‘Meu filho, você está sempre comigo, e tudo o que tenho é seu.
Lucas 15:30-31
Sexta
Mas nós tínhamos que comemorar e alegrar-nos, porque este seu irmão estava morto e voltou à vida, estava perdido e foi achado’ ".
Lucas 15:32
Sábado
Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos.
João 15:13

Textos bíblicos do corpo da lição (NVI)
Introdução
1. Rancor, uma ferramenta de destruição
1.1. O amargor produzido pelo rancor
pois vejo que você está cheio de amargura e preso pelo pecado".
Atos 8:23
Cuidem que ninguém se exclua da graça de Deus. Que nenhuma raiz de amargura brote e cause perturbação, contaminando a muitos.
Hebreus 12:15
Quando seu irmão não estiver mais irado contra você e esquecer o que você lhe fez, mandarei buscá-lo. Por que perderia eu vocês dois num só dia? "
Gênesis 27:45
1.2. Rancor, enfermidade devastadora
"Não procurem vingança, nem guardem rancor contra alguém do seu povo, mas ame cada um o seu próximo como a si mesmo. Eu sou o Senhor.
Levítico 19:18
Porquanto João dizia a Herodes: "Não te é permitido viver com a mulher do teu irmão".
Assim, Herodias o odiava e queria matá-lo. Mas não podia fazê-lo,
Marcos 6:18-19
1.3. O rancor também ocorre por causa do ressentimento
Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante,
Filipenses 3:13

Quando a filha de Herodias entrou e dançou, agradou a Herodes e aos convidados. O rei disse à jovem: "Peça-me qualquer coisa que você quiser, e eu lhe darei".
E prometeu-lhe sob juramento: "Seja o que for que me pedir, eu lhe darei, até a metade do meu reino".
Ela saiu e disse à sua mãe: "Que pedirei? " "A cabeça de João Batista", respondeu ela.
Imediatamente a jovem apressou-se em apresentar-se ao rei com o pedido: "Desejo que me dês agora mesmo a cabeça de João Batista num prato".
O rei ficou muito aflito, mas por causa do seu juramento e dos convidados, não quis negar o pedido à jovem.
Assim enviou imediatamente um carrasco com ordens para trazer a cabeça de João. O homem foi, decapitou João na prisão
Marcos 6:22-27

2. O rancor contra um irmão
O mais novo disse ao seu pai: ‘Pai, quero a minha parte da herança’. Assim, ele repartiu sua propriedade entre eles.
Lucas 15:12
2.1. Os principais envolvidos da parábola
2.2. A atitude do pai
A seguir, levantou-se e foi para seu pai. "Estando ainda longe, seu pai o viu e, cheio de compaixão, correu para seu filho, e o abraçou e beijou.
Lucas 15:20
2.3. A atitude do irmão
"O filho mais velho encheu-se de ira, e não quis entrar. Então seu pai saiu e insistiu com ele.”
Lucas 15:28
Mas quando volta para casa esse seu filho, que esbanjou os teus bens com as prostitutas, matas o novilho gordo para ele!
Lucas 15:30

3. Um sentimento perigoso
[Hebreus 12:15]
3.1. Esquecer a ofensa destrói o rancor
3.2. Atitude divina, o exemplo a ser seguido
De novo terás compaixão de nós; pisarás as nossas maldades e atirarás todos os nossos pecados nas profundezas do mar.
Miquéias 7:19
[Isaías 43:2]
3.3. Rancor, uma ferramenta nas mãos do inimigo
Um irmão ofendido é mais inacessível do que uma cidade fortificada, e as discussões são como as portas trancadas de uma cidadela.
Provérbios 18:19
Mas Esaú correu ao encontro de Jacó e abraçou-se ao seu pescoço, e o beijou. E eles choraram.
Gênesis 33:4


E Jacó ficou sozinho. Então veio um homem que se pôs a lutar com ele até o amanhecer.
Gênesis 32:24

Conclusão
Mas eu lhes digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem,
Mateus 5:44

Plano de expositiva (PDF) - Editora Betel

Nenhum comentário:

Postar um comentário