quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Liderança e sua influência inspiradora

Lição 06, domingo, 10 de agosto de 2014
Texto Áureo
“Ninguém despreze a tua mo­cidade; pelo contrário, torna-te padrão dos fiéis, na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza”. (1 Timóteo 4:12)
Verdade Aplicada
O mundo aguarda uma mani­festação da igreja repleta de autoridade baseada na integri­dade e no exemplo.
Objetivos da Lição
   Descrever o que é ser um padrão de inspiração;
   Apontar o modelo de comu­nicação em que uma liderança deve se esmerar;
   Demonstrar a importância do perfil inspirador do líder exemplar.
Textos de Referência
(Almeida Revisada)
Tito 2:1   Tu, porém, fala o que convém à sã doutrina.
Tito 2:2   Os velhos, que sejam sóbrios, graves, prudentes, sãos na fé, no amor, e na paciência;
Tito 2:3   As mulheres idosas, semelhantemente, que sejam sérias no seu viver, como convém a santas, não caluniadoras, não dadas a muito vinho, mestras no bem;
Tito 2:4   Para que ensinem as mulheres novas a serem prudentes, a amarem seus maridos, a amarem seus filhos,
Tito 2:5   A serem moderadas, castas, boas donas de casa, sujeitas a seus maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja blasfemada.
Tito 2:6   Exorta semelhantemente os jovens a que sejam moderados.
Tito 2:7   Em tudo te dá por exemplo de boas obras; na doutrina mostra incorrupção, gravidade, sinceridade,
 (Nova Versão Internacional)
Tito 2:1   Você, porém, fale o que está de acordo com a sã doutrina.
Tito 2:2   Ensine os homens mais velhos a serem sóbrios, dignos de respeito, sensatos, e sadios na fé, no amor e na perseverança.
Tito 2:3   Semelhantemente, ensine as mulheres mais velhas a serem reverentes na sua maneira de viver, a não serem caluniadoras nem escravizadas a muito vinho, mas a serem capazes de ensinar o que é bom.
Tito 2:4   Assim, poderão orientar as mulheres mais jovens a amarem seus maridos e seus filhos,
Tito 2:5   a serem prudentes e puras, a estarem ocupadas em casa, e a serem bondosas e sujeitas a seus próprios maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja difamada.
Tito 2:6   Da mesma maneira, encoraje os jovens a serem prudentes.
Tito 2:7   Em tudo seja você mesmo um exemplo para eles, fazendo boas obras. Em seu ensino, mostre integridade e seriedade;
 (NTLH)
Tito 2:1   Mas você, Tito, ensine o que está de acordo com a doutrina verdadeira. 
Tito 2:2   Ensine os mais velhos a serem moderados, sérios, prudentes e firmes na fé, no amor e na perseverança.
Tito 2:3   Aconselhe também as mulheres mais idosas a viverem como devem viver as mulheres dedicadas a Deus. Que elas não sejam caluniadoras, nem muito chegadas ao vinho! Que elas ensinem o que é bom, 
Tito 2:4   para que as mulheres mais jovens aprendam a amar o marido e os filhos 
Tito 2:5   e a ser prudentes, puras, boas donas de casa e obedientes ao marido, a fim de que ninguém fale mal da mensagem de Deus!
Tito 2:6   Aconselhe também os homens mais jovens a serem prudentes. 
Tito 2:7   Você mesmo deve ser, em tudo, um exemplo de boa conduta. Seja sincero e sério quando estiver ensinando.

Leituras Complementares
Segunda
Disse, pois, o faraó a José: "Uma vez que Deus lhe revelou todas essas coisas, não há ninguém tão criterioso e sábio como você.
Gênesis 41:39
Terça
Bendiga ao Senhor a minha alma! Bendiga ao Senhor todo o meu ser!
Salmos 103:1
Quarta
O profeta perguntou: "O que eles viram em seu palácio? " Ezequias respondeu: "Viram tudo que há em meu palácio. Não há nada em meus tesouros que não lhes tenha mostrado".
Isaías 39:4
Quinta
Eu os elogio por se lembrarem de mim em tudo e por se apegarem às tradições, exatamente como eu as transmiti a vocês.
1 Coríntios 11:2
Sexta
O profeta perguntou: "O que eles viram em seu palácio? " Disse Ezequias: "Viram tudo em meu palácio. Não há nada em meus tesouros que não lhes tenha mostrado".
2 Reis 20:15
Sábado
"Não o impeçam", disse Jesus. "Ninguém que faça um milagre em meu nome, pode falar mal de mim logo em seguida,
Marcos 9:39


Textos bíblicos do corpo da lição (NVI)
Introdução
Eu lhes dei o exemplo, para que vocês façam como lhes fiz.
João 13:15
Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas.
Mateus 11:29
1. Padrões de inspiração
"Eu tenho um testemunho maior que o de João; a própria obra que o Pai me deu para concluir, e que estou realizando, testemunha que o Pai me enviou.
João 5:36
[João 13:15]
1.1. Bons líderes são padrões de excelência
Ninguém o despreze pelo fato de você ser jovem, mas seja um exemplo para os fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé e na pureza.
1 Timóteo 4:12
Era a terra sem forma e vazia; trevas cobriam a face do abismo, e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.
Gênesis 1:2
Disse Deus: "Haja luz"
Gênesis 1:3a
aquele que afirma que permanece nele, deve andar como ele andou.
1 João 2:6
1.2. Bons líderes são incentivadores
Sem mais, que ninguém me perturbe, pois trago em meu corpo as marcas de Jesus.
Gálatas 6:17
Portanto, meus amados irmãos, mantenham-se firmes, e que nada os abale. Sejam sempre dedicados à obra do Senhor, pois vocês sabem que, no Senhor, o trabalho de vocês não será inútil.
1 Coríntios 15:58
1.3. Bons líderes são esclarecedores
Jesus realizou na presença dos seus discípulos muitos outros sinais miraculosos, que não estão registrados neste livro.
João 20:30
e grande multidão continuava a segui-lo, porque vira os sinais miraculosos que ele tinha realizado nos doentes.
João 6:2

Então, deixando o seu cântaro, a mulher voltou à cidade e disse ao povo:
"Venham ver um homem que me disse tudo o que tenho feito. Será que ele não é o Cristo? "
João 4:28-29

2. Padrão de comunicação
Pois por suas palavras você será absolvido, e por suas palavras será condenado".
Mateus 12:37
Portanto, você, meu filho, fortifique-se na graça que há em Cristo Jesus.
E as coisas que me ouviu dizer na presença de muitas testemunhas, confie a homens fiéis que sejam também capazes de ensinar a outros.
Suporte comigo os sofrimentos, como bom soldado de Cristo Jesus.
Nenhum soldado se deixa envolver pelos negócios da vida civil, já que deseja agradar aquele que o alistou.
Semelhantemente, nenhum atleta é coroado como vencedor, se não competir de acordo com as regras.
2 Timóteo 2:1-5
2.1. O manejo da palavra da verdade
Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar, que maneja corretamente a palavra da verdade.
2 Timóteo 2:15
Em tudo seja você mesmo um exemplo para eles, fazendo boas obras. Em seu ensino, mostre integridade e seriedade;
use linguagem sadia, contra a qual nada se possa dizer, para que aqueles que se lhe opõem fiquem envergonhados por não terem nada de mal para dizer a nosso respeito.
Tito 2:7-8
Todos ficavam maravilhados com o seu ensino, porque lhes ensinava como alguém que tem autoridade e não como os mestres da lei.
Marcos 1:22
“[...] ela penetra ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração.”
Hebreus 4:12c
2.2. O conteúdo da sã doutrina [Tito 2:1-6]
Ao contrário de muitos, não negociamos a palavra de Deus visando lucro; antes, em Cristo falamos diante de Deus com sinceridade, como homens enviados por Deus.
2 Coríntios 2:17
2.3. Coisas a serem evitadas
Evite as conversas inúteis e profanas, pois os que se dão a isso prosseguem cada vez mais para a impiedade.
O ensino deles alastra como câncer; entre eles estão Himeneu e Fileto.
Estes se desviaram da verdade, dizendo que a ressurreição já aconteceu, e assim a alguns pervertem a fé.
Entretanto, o firme fundamento de Deus permanece inabalável e selado com esta inscrição: "O Senhor conhece quem lhe pertence" e "afaste-se da iniqüidade todo aquele que confessa o nome do Senhor".
2 Timóteo 2:16-19
Lembre a todos que se sujeitem aos governantes e às autoridades, sejam obedientes, estejam sempre prontos a fazer tudo o que é bom,
não caluniem a ninguém, sejam pacíficos e amáveis e mostrem sempre verdadeira mansidão para com todos os homens.
Tito 3:1-2

3. Padrão de boas obras
[Tito 2:7]
[1 Timóteo 4:12]
3.1. Na linguagem
Todos tropeçamos de muitas maneiras. Se alguém não tropeça no falar, tal homem é perfeito, sendo também capaz de dominar todo o seu corpo.
Tiago 3:2
“Finalmente esses homens disseram: "Jamais encontraremos algum motivo para acusar esse Daniel, [...]”
Daniel 6:5a

Conforme a graça de Deus que me foi concedida, eu, como sábio construtor, lancei o alicerce, e outro está construindo sobre ele. Contudo, veja cada um como constrói.
Porque ninguém pode colocar outro alicerce além do que já está posto, que é Jesus Cristo.
1 Coríntios 3:10-11

3.2. No procedimento
[Tito 2:1-3]
3.3. Na fé
Você pode ver que tanto a fé como as suas obras estavam atuando juntas, e a fé foi aperfeiçoada pelas obras.
Tiago 2:22
Naqueles dias, crescendo o número de discípulos, os judeus de fala grega entre eles queixaram-se dos judeus de fala hebraica, porque suas viúvas estavam sendo esquecidas na distribuição diária de alimento.
Atos 6:1

Conclusão

Nenhum comentário:

Postar um comentário