terça-feira, 11 de abril de 2017

Dons Espirituais




1° Co 12.8-11/ Rm 12.3-8/ Ef 4.10-12

Dom (gr. charismata)

Os dons espirituais são uma realidade e uma necessidade na igreja, mas apesar ouvirmos falar muito conhecemos tão pouco sobre o assunto, o que é um dom espiritual? eles estão disponíveis a todo cristão? podemos ter mais de um? e qual é o seu verdadeiro propósito?

No novo testamento o dom espiritual tem o sentido de um presente, dádiva, donativo, faculdade, privilégio adquirido por um modo sobrenatural. 
Os dons espirituais dados a cada pessoa pelo Espirito Santo são habilidades especiais que devem ser usadas para ministrar sobre as necessidades do corpo de crentes, ou seja, seu propósito é a edificação da igreja.

São dados somente pelo Espirito Santo e somente aqueles que nasceram de novo, ou seja só pode receber dons espirituais aquele que foi regenerado pelo Espirito Santo e que se tornou uma nova criatura (1 Co 5.17).
Os dons não são demonstração de poder ou para alimentar o ego, uma pessoa pode sim receber mais de um dom, mas isso não quer dizer que esta pessoa seja mais espiritual que a outra.
Romanos 12:3-8 nos dá uma lista de dons espirituais: profecia, ministério de servir (em um sentido geral), ensinar, exortar, generosidade, liderança e mostrando misericórdia. 
1 Coríntios 12:8-11 faz uma lista dos dons como sendo a palavra da sabedoria (habilidade de comunicar sabedoria espiritual), a palavra do conhecimento (habilidade de comunicar verdade prática), fé (confiança incomum em Deus), operações de milagres, profecia, discernimento de espíritos, línguas (habilidade de falar em uma língua que tal pessoa nunca estudou) e interpretação das línguas. 
A terceira lista é encontrada em Efésios 4:10-12, que fala de Deus dando à Sua igreja apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres. 

Talento

Habilidade, aptidão
Uma pessoa (independentemente de sua crença em Deus e Cristo) recebe talento natural ou inato (alguns têm a habilidade natural para música, arte ou matemática) ou do ambiente e pelo treino (crescendo em uma família musical vai ajudar o desenvolvimento do talento em música), ou simplesmente porque Deus quis favorecer certas pessoas com certos talentos (por exemplo, Bezalel em Êxodo 31:1-6).
Enquanto o que frequentemente acontece é que alguém desenvolve seus talentos e ao ser transformado direciona essas aptidões para causa de Cristo.
Todos são chamados e equipados para serem envolvidos no "desempenho do seu serviço" (Efésios 4:12). Todos são dotados para que possam contribuir à causa de Cristo como uma forma de mostrar gratidão por tudo o que Ele tem feito. Ao fazerem isso, também acharão satisfação na vida através do seu trabalho para Cristo.

Para resumir as diferenças entre dons espirituais e talentos:

1) Um talento é um resultado da pré-disposição ou treinamento, enquanto que um dom espiritual é o resultado do poder do Espírito Santo.

2) Qualquer pessoa, cristã ou não, pode possuir um talento enquanto que apenas os cristãos possuem dons espirituais.

3) Embora ambos os talentos e dons espirituais devam ser usados para a glória de Deus e para ministrar uns aos outros, os dons espirituais se focalizam nesses serviços apenas, enquanto que os talentos podem ser usados para objetivos completamente não espirituais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário