quarta-feira, 17 de maio de 2017

Ética do cidadão do reino de Deus



(As Bem Aventuranças Mt. 5 1-12)

O modo de vida que Deus tem para nós é um contraste total com a que o mundo apregoa são valores invertidos baseados na auto satisfação e prazer transitório, em contrapartida Cristo nos chama para participarmos de Seu Reino. Um Reino eterno de verdadeira felicidade e de verdadeira realização, mas qual será a qualificação para adentrar neste Reino como ele deve ser alcançado?
Sendo assim os súditos deste Reino tem uma forma diferente de pensar e agir que veremos a partir de agora no sermão do monte proferido por Jesus aos seus discípulos.

Reino de Deus é:

1-a esfera do governo de Deus.

2-a esfera na qual, em qualquer tempo, Seu governo é reconhecido.  Deus chama de todos os lugares, sem distinção de raça ou nacionalidade, para se submeterem voluntariamente ao Seu governo. É por isso que se diz que o reino de Deus está em mistério.

Ele lhes disse: "A vocês foi dado o mistério do Reino de Deus, mas aos que estão fora tudo é dito por parábolas”
Marcos 4:11

Não pode ser observado

Certa vez, tendo sido interrogado pelos fariseus sobre quando viria o Reino de Deus, Jesus respondeu: "O Reino de Deus não vem de modo visível
Lucas 17:20
Mas é discernido espiritualmente

Em resposta, Jesus declarou: "Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo
João 3:3

Mas futuramente será revelado em âmbito mundial, então o Reino estará em glória, será manifesto em tudo.

Por isso Deus o exaltou a mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, no céu, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai.

Filipenses 2:9-11

Definindo de uma forma simples seria;

“O Reino de Deus é já e ainda não”
Ele está em cada um de nós que nascemos de novo em Cristo e se revelará completamente por ocasião de sua volta!



Como adentrar neste reino?

Este Reino é dado a todo aquele que por relacionamento com Cristo e sua palavra, receberam de Deus o amor, o cuidado, a salvação e sua presença diária. Há certas condições para se viver neste Reino. Devemos, portanto viver segundo o padrão revelado por Deus nas Escrituras que nos são apresentadas nas bem aventuranças e são elas.

Pobre em espirito

É aquele que reconhece seu estado miserável diante de Deus, que não têm autossuficiência espiritual e que dependemos do poder e da graça divinos para poder herdar o Reino de Deus.

Os que choram

Esse chorar é contristar-se profundamente por causa de nossas próprias fraquezas quando nos comparamos com o padrão de justiça de Deus. É sentir aflição por causa do pecado da crueldade e da imoralidade que prevalecem no mundo.

Os mansos

São os humildes e submissos à vontade de Deus, se preocupam mais com a obra de Deus e seu povo do que consigo mesmo. Os mansos e não os violentos (e os espertos) é que herdaram a terra.

Fome e sede de justiça

Esse é um aspecto importantíssimo para uma vida santa
O estado espiritual do cristão depende da fome e sede da presença de Deus, da sua palavra, da comunhão com Cristo, da justiça e da volta do Senhor.

 Misericordiosos

Os misericordiosos são cheios de compaixão por aqueles que sofrem por causa do pecado ou de aflições, e procuram consolar essas pessoas as conduzindo a Cristo.

Limpos de coração

São os que foram libertos do poder do pecado mediante a graça de Deus, e que agora se esforçam para agradar e glorificar a Deus e serem parecidos com Deus.
Procuram ter a mesma atitude que Deus tem.

Pacificadores
São aqueles que se reconciliaram com Deus. Tem paz Eles mediante a cruz e agora se esforçam para conduzir outros mediante seu testemunho e vida a essa mesma paz, inclusive seus inimigos.

Perseguidos por causa da justiça

Todos que procuram viver de acordo com a palavra de Deus sofreram perseguição. Que negam uma vida pecaminosa e vivem em contramão dos costumes deste mundo que se separam do pecado e permanecem na pureza.

Concluindo

Enfim essas são características que Cristo procura em seus seguidores não tem como selecionarmos essa ou aquela característica temos que desenvolver todas! Devemos lembrar que bem-aventurança significa muito mais que ter alegrias. Implica no estado bem afortunado daqueles que fazem parte do reino de Deus.

As bem-aventuranças não são em ultima análise promessas de riso, prazer ou prosperidade terrena. Para Deus, bem-aventurado é aquele que tem uma experiência de esperança e alegria que não dependem das circunstâncias exteriores, para isso siga a Jesus independente do preço a pagar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário